Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871
Tipo: | Resumo |
Título: | Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia |
Autor(es): | Cipriano, Judite Antunes Herbster, Caio Julio Lima Gonçalves, Gadiel Siembra Vasconcelos, Vitoria de Oliveira Cardoso, Saulo Carneiro Campos, Ana Cláudia Nascimento |
Palavras-chave: | Evasão;Monitoria;Curso de Agronomia |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | CIPRIANO, Judite Antunes; et al. Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Diversos fatores podem contribuir para o aumento da evasão dos discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, podendo-se citar principalmente as dificuldades de adaptação ao meio acadêmico e as disciplinas bases do semestre inicial. Dessa forma objetivou-se integrar os calouros do curso de agronomia ao âmbito acadêmico através de atividades extracurriculares que enriquecessem e os atraíssem para uma possível área de atuação. Esta ambientação dos recém- ingressos se deu por meio de práticas com ovinos ligadas a anatomia e reprodução animal. As práticas foram feitas nas instalações do Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA/DZ/CCA/UFC) e nos horários livres dos estudantes, onde eles foram levados a conhecer o Laboratório de Anatomia Animal, tiveram práticas de coleta de sêmen e sangue e também puderam simular uma análise de sêmen, fazer leitura de lâminas entre outras atividades e ao final de cada prática foi entregue um questionário para eles com as seguintes perguntas: “Como você considera seu nível de interesse pelas práticas?”, “Você considera que as práticas são validas para a sua ambientação no curso?”, “Após as práticas você se sentiu direcionado a alguma área de seu interesse no curso?”, “Você considera que a monitoria atendeu aos objetivos esperados?”. Era necessário dar uma nota de 1 a 5 para cada pergunta, onde 1 é péssimo e 5 é excelente. O resultado foi satisfatório já que 62,5% julgaram ter tido excelente interesse nas práticas, 75% consideraram as práticas importantes para a ambientação ao curso, 62,5% tiveram interesse pelas áreas apresentadas e 50% tiveram os objetivos esperados atendidos. Os alunos que participaram das práticas afirmaram ter mais interesse pelo curso após a participação nas práticas e consequentemente não querer desistir do curso, o que atende ao objetivo inicial de integrar e ambientar esses alunos ao meio acadêmico. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jacipriano.pdf | 50,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.