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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Israel Santana-
dc.contributor.authorVieira, Renan Capistrano-
dc.contributor.authorMoreno, Lucas Mesquita-
dc.contributor.authorSoares Júnior, Luiz-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:33:52Z-
dc.date.available2019-08-20T14:33:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Israel Santana; et al. Modelamento dos processos na coordenação do curso de graduação de engenharia mecânica - Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44869-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelamento de processospt_BR
dc.subjectCoordenação de cursopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleModelamento dos processos na coordenação do curso de graduação de engenharia mecânica - Fortaleza.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs coordenações de cursos de graduação têm ampliado substancialmente suas atribuições nas atividades de gestão acadêmica e administrativa. Esse fato exige da coordenação uma gestão mais eficiente e eficaz, com definição de estratégias que dependem, dentre outros fatores, da utilização adequada dos recursos da tecnologia da informação, de processos formalmente definidos e pessoal treinado nas rotinas administrativas. Neste contexto, este trabalho objetiva contribuir na melhoria da gestão acadêmica e administrativa do curso de Engenharia Mecânica da UFC-Fortaleza, na perspectiva da agilidade, formalidade nos processos e transparência para os cientes internos e externos à coordenação. Para tanto, as atividades mais rotineiras foram identificadas, descritas e modeladas utilizando-se a metodologia BMPN (Business Process Modeling Notation) que é uma notação gráfica composta de elementos de diagrama. O software Bizagi® foi utilizado para representação gráfica dos processos selecionados. Para cada processo selecionado, foram identificadas informações do tipo: nome e objetivo, quais tarefas o constituem, o modo como cada tarefa é realizada, que ferramentas são utilizadas na execução das tarefas, quem é responsável por realizá-las, os dados de entrada para cada atividade e os dados ou documentos gerados a partir de cada tarefa. Para auxiliar no mapeamento dos processos, foram utilizadas entrevistas com pessoal da coordenação, observações e consulta aos documentos, ao SIGAA e às resoluções da UFC. Nessa fase do trabalho, os processos sobre quebra de pré-requisito, matrícula institucional, matrícula no estágio supervisionado, integralização de horas complementares e o processo demanda-oferta de matricula foram modelados. Do ponto de vista da documentação formal, os objetivos foram alcançados, mas ainda resta a validação dos modelos, cujos indicadores serão o tempo de realização da atividade, taxa de retrabalho e percepção de alunos e professores sobre o processo modelado.pt_BR
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