Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44841
Tipo: | Resumo |
Título: | Web comunicação no CRID: reflexões sobre a educomunicação na formação docente num projeto de extensão universitária |
Autor(es): | Santana, Ana Carmen de Souza Rocha, Mirley Nádila Pimentel Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha França, Roberta Cavalcante de Borges Neto, Hermínio |
Palavras-chave: | CRID - Centros Rurais de Inclusão Digital;Educomunicação;Formação docente |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SANTANA, Ana Carmen de Souza et al. Web comunicação no CRID: reflexões sobre a educomunicação na formação docente num projeto de extensão universitária. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação docente a partir da praxis nos Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), um projeto de extensão financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas Multimeios na Faculdade de Educação (Faced/ UFC). O estudo teve seu desenvolvimento metodológico pautado num olhar multirreferencial, bricolando (Lapassade, 1998; Therrien, 2006) elementos de cunho etnográfico (notas de reunião, notas de campo, fotografias) e pesquisa- intervenção (mediante 16 encontros semanais envolvendo atividades no Grupo Web TV e Web Rádio do CRID) ao longo do semestre 2016.1 do calendário acadêmico vigente. A escrita foi desenvolvida em formato de relatório de Estágio de Docência no Ensino Superior, disciplina obrigatória no curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação- Faced da Universidade Federal do Ceará- UFC. Os resultados apontam dificuldades enfrentadas e relevância da sensibilização em educomunicação de bolsistas-pesquisadores do CRID. Observamos também que a experiência no CRID permite relações entre saberes acadêmicos e saberes das comunidades rurais assentadas onde o projeto é desenvolvido. Identificamos que atividades práticas (fotografia, produção de vídeos com uso de câmera do celular, instalação de plugins de áudio e vídeo em blog) antecedendo as atividades de cunho teórico surtiram efeito positivo na aprendizagem do grupo de bolsistas-pesquisadores por despertarem maior atenção para: habilidades e competências no raciocínio lógico (Borges Neto; Capelo Borges, 2007) envolvendo o uso de softwares livres voltados para criação, edição de web rádio e web TV, pautados na educomunicação (Freire, 1983; Kaplun, 1998; Soares, 2011; Aparici; 2014); planejamento envolvendo a Sequência Fedathi (Borges Neto, Santana, 2001; Cardoso, 2015; Torres, 2014; e Santana, 2008). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44841 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acssantana.pdf | 52,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.