Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44840
Tipo: Resumo
Título: Estudo do número células por organismo em cianobactérias dominantes ao longo do processo de tratamento de água com dupla filtração modificada
Autor(es): Soares, Ana Carolina Madeira
Oliveira, Antonia Samylla Almeida de
Lopes, Ismael Keslley Carloto
Linhares, Helísia Pessoa
Capelo Neto, José
Palavras-chave: Estação de Tratamento de água;Cianobactérias;Dupla Filtração
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOARES, Ana Carolina Madeira; et al. Estudo do número células por organismo em cianobactérias dominantes ao longo do processo de tratamento de água com dupla filtração modificada. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: Morfologicamente as cianobactérias filamentosas são compostas pelo conjunto de células enfileiradas denominadas tricomas. Quando submetidas à dupla filtração modificada, esses organismos apresentaram variações de suas características estruturais ao longo das etapas. A principal característica evidenciada foi o decaimento do número destas estruturas ocasionadas por fatores naturais, pela ação de agentes químicos ou por tensões aplicadas ao longo do processo de tratamento. Tendo em vista, o potencial tóxico de algumas dessas espécies e que a quebra destas estruturas podem estar ligadas a liberação das cianotoxinas optou-se por realizar uma análise aprofundada das espécies dominantes na comunidade fitoplanctônica ao longo processo de tratamento. O presente estudo está sendo realizado em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). A fase experimental consistiu na realização de diversos ensaios de tratabilidade, utilizado uma unidade piloto com tecnologia de tratamento de dupla filtração modificada, composta de um pré-filtro descendente (PFD) interligado em série a dois filtros descendentes (FD). A água bruta utilizada no sistema de tratamento foi captada no Açude Gavião e as análises foram realizadas na Seção Laboratorial de Qualidade da Água (SELAQUA), utilizando a metodologia de densidade da APHA (2005) e CETESB (1978). As espécies/gêneros dominantes foram a Pseudanabaena sp (19%), Planktothrix agardhii (16%) e Geitlerinema sp (22%) na água bruta, no pré-filtro foram a Planktothrix agardhii (43%) e a Geitlerinema sp (22%) e no filtro 2 Planktothrix agardhii (35%) e Pseudanabaena sp. (33%). A Geitlerinema sp e a Pseudanabaena sp e a apresentaram 53% e 46% de redução, enquanto a Planktothrix agardhii obteve redução de apenas 25% durante as etapas de tratamento. Com isso, o decaimento observado pode estar associado ao diâmetro e a espessura da bainha do tricoma, mas são necessários estudos mais aprofundados para estabelecer qualquer relação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44840
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acmsoares.pdf51,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.