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dc.contributor.advisorCavalcante, Sueli Maria de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Arthur Breno-
dc.date.accessioned2019-08-14T18:50:19Z-
dc.date.available2019-08-14T18:50:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Arthur Breno. Comunicação feita por todos: estudo de caso da implementação do workplace na empresa J. Macêdo. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44745-
dc.description.abstractSociety is in the middle of an era of overvaluing information and communication technologies (ICTs), that is, the Information Age, where everyone is connected everytime and everywhere. Because of that, organizations have to watch for this new way of communicating, seizing tools / platforms understood and used by the vast majority. For this, the Corporate Social Networks appeared as similar platforms to Social Consumer Networks (Facebook, Instagram, Twitter), but focused on professional matters of the company. In the search to know about the effects of a Corporate Social Network as an internal communication channel, this research aims to analyze the impact of the implantation of the Corporate Social Network Workplace by Facebook in the “J.Macêdo” company in the employees' perception. The theoretical foundation is based on: Organizational Communication evolution; Integrated Organizational Communication; Organizational Communication in the Digital Age; Internal communication; Corporate Social Networks, as well as the Workplace by Facebook platform. This study has a qualitative approach, characterizing itself as a descriptive and exploratory research. In relation to the technical procedure, it is characterized as a case study. The research universe is composed of 1,356 active collaborators in the Workplace J.Macêdo platform. The sample was non-probabilistic and intentional, composed of 72 respondents. In general, based on respondents' responses, it was found that the Workplace has a very positive degree of acceptance as an internal communication channel, but it should be used in an integrated way with the other existing channels. Besides that, it was noted that the manager is an important pillar in the dissemination and encouragement for the use of the Workplace, as well as in the communicational process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação Internapt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectRede Social Corporativapt_BR
dc.titleComunicação feita por todos: estudo de caso da implementação do workplace na empresa J.Macêdopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociedade está em meio a uma era de supervalorização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), ou seja, a Era da Informação, onde todo mundo está conectado o tempo todo e em qualquer lugar. Em razão disso, as organizações precisam se atentar para essa nova forma de se comunicar, apoderando-se de ferramentas/plataformas compreendidas e usadas pela grande maioria. Para isso, surgiu as Redes Sociais Corporativas, plataformas similares as Redes Sociais de Consumo (Facebook, Instagram, Twitter), porém com foco em assuntos profissionais da empresa. Na busca de saber os efeitos de uma Rede Social Corporativa como canal de comunicação interna, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da implantação da Rede Social Corporativa Workplace by Facebook na empresa J.Macêdo, na percepção dos colaboradores. A fundamentação teórica discorre sobre: evolução da Comunicação Organizacional; Comunicação Organizacional Integrada; Comunicação Organizacional na Era Digital; Comunicação Interna; Redes Sociais Corporativa, além da plataforma Workplace by Facebook. Este estudo possui abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória. Em relação ao procedimento técnico, caracteriza-se como estudo de caso. O universo da pesquisa é composto por 1.356 colaboradores ativos na plataforma Workplace J.Macêdo. A amostra foi do tipo não probabilística e intencional, composta por 72 respondentes. De modo geral, a partir das respostas dos inquiridos, constatou-se que o Workplace possui um grau de aceitação bastante positivo como canal de comunicação interno, porém o mesmo deve ser utilizado de forma integrada com os outros canais já existentes. Além disso, notou-se que o gestor é um pilar importante na divulgação e incentivo para o uso do Workplace, bem como no processo comunicacional.pt_BR
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