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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albuquerque, Luiz Botelho de | - |
dc.contributor.author | Penha, Gabriel Petter da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:01:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T15:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Luiz Botelho de; PENHA, Gabriel Petter da. Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música no cinema. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-664X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44670 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professor de Música | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Machado, Sérgio. Tudo que Aprendemos Juntos (Filme, 2015 ) | pt_BR |
dc.subject | Moraes, Antônio Ermírio de,1928-2014. Acorda Brasil! (Peça, 2006) | pt_BR |
dc.subject | Imaginário Social | pt_BR |
dc.title | Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música no cinema | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva compreender a representação social do professor de música no cinema. Entendemos o cinema como meio de comunicação de massa que ganhou status artístico e que influi na construção de representações que incidem na dinâmica da sociedade. A problemática que baliza o nosso trabalho radica em algumas questões relacionadas à constituição da identidade profissional do professor de música. A fim de refletir sobre esta problemática, adotamos uma abordagem que contempla concepções teóricas diversas, como a Teoria Crítica da Sociedade e a Teoria das Representações Sociais, apontando elementos que sirvam à análise da sétima arte em sua dimensão representacional. Nosso objeto de análise é o longa-metragem brasileiro Tudo o que Aprendemos Juntos, lançado no ano de 2015, baseado na peça teatral Acorda, Brasil!, de Antônio Ermírio de Moraes, cujo tema é a educação em nosso país, a partir dos problemas enfrentados por um jovem violinista e professor de música, durante a formação de uma orquestra na favela paulistana de Heliópolis. Nossa metodologia consiste na revisão de literatura acerca dos problemas atinentes ao nosso objeto de estudo, assim como na assistência e análise crítica da obra cinematográfica supramencionada. Num contexto de progressiva desvalorização da atividade docente, sobretudo no campo da educação pública, importa que entendamos a construção de representações sociais acerca do professor de música como parte de um discurso que enfatiza o caráter “redentor” da docência e da música, o que visa, em última instância, à individualização da solução da problemática da educação no Brasil, reforçando valores tributários à democracia liberal, com ênfase no mito da meritocracia e do talento pessoal. Por outro lado, é imperativo pensar a identidade profissional do professor de música, uma vez que, a partir da Lei 11.679/08, a música passou a ser componente curricular obrigatório na disciplina Artes, nas escolas de ensino básico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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