Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Laplantine, François | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T11:26:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T11:26:38Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | LAPLANTINE, François. Entre vozes e imagens - itinerário de pesquisas realizadas no Brasil. In: HENRIQUES, Júlia Maria Pereira de Miranda; PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade; LAPLANTINE, François (orgs.). Imaginários sociais em movimento: oralidade e escrita em contextos multiculturais. Lyon, França, Universidade de Lyon 2; Fortaleza, Brasil: Edições UFC; Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2006. p.151-161. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7113-232-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44638 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_BR |
dc.subject | Imagética | pt_BR |
dc.subject | Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Sonoplastia | pt_BR |
dc.title | Entre vozes e imagens - itinerário de pesquisas realizadas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O que lhes direi a partir de agora pode ser definido nos três termos que constituem o título do nosso colóquio sobre: oralidade, textualidade, Imaginário ou imagens. Vou me deslocar pelo Brasil afora e principalmente no Nordeste, entre sons, imagens, o que é, explicitemo-nos, a definição do cinema. Irei do oral ao escrito, do oral ao oral (através do teatro e da Umbanda) do escrito ao oral (através do kardecismo e do pentecostismo) enfim, do escrito à tela (através do cinema). Iremos nos encontrar a cada vez em presença de narrações das quais redirei as duas características: 1) Uma narração tem um caráter sensível, assim sendo o diremos físico; 2) numa narração tudo não é dado de uma só vez e não se ver a simultaneidade como na pintura, no entanto uma experiência se elabora na sucessibilidade ou mais precisamente por seqüências, este fato nos interpela sobre as questões relativas às histórias (contadas, cantadas e filmadas) e à história. Existe uma relação estreita entre o corpo e a narração, e através deste existe também uma relação entre o corpo e a linguagem. A narração é o exercício pleno da linguagem, a qual não pode se reduzir ao caráter abstrato geral do conceito. Inversamente, existe uma antinomia entre narração e a abstração. Elas se excluem mutualmente, enquanto que a narração é uma experiência cada vez mais singular do corpo engajado na linguagem.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_capliv_flaplantine.pdf | 7,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.