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dc.contributor.advisorOliveira, Marcelle Colares-
dc.contributor.authorAmorim, Karla Vanessa Nogueira Maia-
dc.date.accessioned2019-08-08T12:05:33Z-
dc.date.available2019-08-08T12:05:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAMORIM, K. V.N. M. Análise multinível da divulgação das informações ambientais de empresas brasileiras e alemãs. 2018. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44573-
dc.description.abstractThe companies in their practices are influenced by the macro level, represented by the National Business System (NBS), by the middle level that refers to the sectors where the companies operate and by the micro level formed by variables that represent the firms. According to the NBS approach, the countries institutional environment is formed by the systems: Financial; Political; Education and Labor; and Cultural and Economic. The study objective is to analyze the multilevel influence on the disclosure of environmental practices of companies listed on the Frankfurt, Germany, and B3, Brazil, stock exchanges of industries considered environmentally sensitive. The study is characterized as descriptive, with a quantitative approach and the use of secondary data extracted from the sustainability reports and the financial statements of companies from aviation, energy, timber, paper, chemical and textile industries during the period from 2014 to 2016. Descriptive statistics, panel data analysis and the hierarchical linear model (HLM) were used. At the macro level, the results indicate a relationship between the level of companies’ environmental disclosure and the financial, labor and economic systems. The variables of the cultural system Uncertainty Avoidance, Power Distance and Individualism vs. Collectivism presented relation with the level of environmental disclosure. At the medium level, the sector in which the company operates has to be a strong influence factor on environmental disclosure. In this respect, the sectors exerted a greater influence in Brazil than in Germany, a fact that seems to demonstrate that the regulatory environment in Brazil presents greater demands regarding practices related to the environment. Finally, the characteristics of the micro level relative to the size and profitability of the companies have proved to be the factors that most strongly influence the dissemination of environmental information. The paper concludes that the endogenous characteristics of the company are determinant of its level of environmental disclosure and that its exogenous characteristics influence however, with less force.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Negóciospt_BR
dc.subjectAnálise Multinívelpt_BR
dc.subjectDivulgação Ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativapt_BR
dc.subjectBrasil e Alemanhapt_BR
dc.titleAnálise multinível da divulgação das informações ambientais de empresas brasileiras e alemãspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs empresas em suas práticas sofrem influência do nível macro, representado pelo Sistema Nacional de Negócios (SNN), do nível médio que trata dos setores onde atuam as empresas e do nível micro formado por variáveis que representam as firmas. De acordo com a abordagem do SNN, o ambiente institucional dos países é formado pelos Sistemas: Financeiro; Político; Educação e Trabalho; Cultural e Econômico. O objetivo do estudo é analisar a influência multinível sobre a divulgação de práticas ambientais de empresas listadas nas bolsas de valores de Frankfurt – Alemanha e na B3 – Brasil, de setores considerados ambientalmente sensíveis. O estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem quantitativa e a utilização de dados secundários extraídos dos relatórios de sustentabilidade e dos demonstrativos contábeis das empresas pertencentes aos setores de aviação, energia, madeireira, papel, química e têxtil, durante o período de 2014 a 2016. Foram utilizadas a estatística descritiva, a análise de dados em painel e o modelo linear hierárquico (HLM). No nível macro os resultados apontam relação entre o nível de divulgação ambiental das empresas e os sistemas financeiro, de trabalho e econômico. As variáveis do sistema cultural Aversão a Incerteza, Distância do Poder e Individualismo vs. Coletivismo apresentaram relação com o nível de divulgação ambiental. No nível médio, o setor em que a empresa atua demonstrou ser um fator de forte influência sobre a divulgação ambiental. Nesse aspecto, os setores exerceram maior influência no Brasil do que na Alemanha, fato que parece demonstrar que o ambiente regulatório no Brasil apresenta maiores exigências quanto às práticas ligadas ao meio ambiente. Finalmente, as características do nível micro relativas ao tamanho e rentabilidade das empresas demonstraram ser os fatores que mais fortemente influenciam na divulgação de informações ambientais. O trabalho conclui que as características endógenas da empresa são determinantes de seu nível de divulgação ambiental e que características exógenas às mesmas influenciam, entretanto, com menor força.pt_BR
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