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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Regis Pires-
dc.contributor.authorQuixadá, Carlos Matheus da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-07T18:45:55Z-
dc.date.available2019-08-07T18:45:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationQUIXADÁ, Carlos Matheus da Silva. Classificação de texto : multinomial x bernoulli utilizando reviews de E-Commerces. 2019. 36 f. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44566-
dc.description.abstractWith the popularization of the internet many services that previously could only be accessed physically came to offer its digital version, one of these services is the e-commerce which is the representation of the store virtually. As this relationship between customer and service provider is only virtual, some customers have sent reviews to companies in order to explain their satisfaction or dissatisfaction with the service. In this way, some companies like ReclameAqui and Trustvox started to assist e-commerces and clients to facilitate communication and consequently to increase the quality of the products and services offered. The following work aims to develop a predictive model capable of classifying, given a review, which category it refers to, the labels used are: information, characteristic, price and delivery. For this, the pre-processing and cleaning step in the used base was performed, which was provided by the company Trustvox, then the training and testing of the Multinomial and Bernoulli models were performed and finally the result of the comparison of the performance of the models for each label .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClassificação-textospt_BR
dc.subjectTeoria bayesiana de decisão estatísticapt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleClassificação de texto : multinomial x bernoulli utilizando reviews de E-Commercespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a popularização da internet muitos serviços que antes era possível ter acesso apenas fisicamente passou a oferecer sua versão digital, um desses serviços é o de e-commerce que é a representação da loja virtualmente. Como essa relação entre cliente e prestador de serviço é apenas virtual, alguns clientes passaram a enviar reviews para as empresas de modo a explicitar sua satisfação ou insatisfação com o serviço. Dessa forma algumas empresas como ReclameAqui e Trustvox passaram a auxiliar e-commerces e clientes a facilitarem a comunicação e consequentemente aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O trabalho a seguir tem como objetivo desenvolver um modelo preditivo capaz de classificar, dado um review, qual categoria ele se refere, as labels utilizadas são: informação, característica, preço e entrega. Para isso é realizada a etapa de pré-processamento e limpeza na base utilizada que foi fornecida pela empresa Trustvox, em seguida é realizado o treinamento e teste dos modelos Multinomial e Bernoulli e por fim apresentado o resultado da comparação de performance dos modelos para cada label.pt_BR
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