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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAraújo, José Carlos de-
dc.contributor.authorAlmeida, Luiza Teixeira de-
dc.date.accessioned2019-08-07T17:38:45Z-
dc.date.available2019-08-07T17:38:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALMEIDA, Luiza Teixeira de. Fatores socioambientais indutores de atropelamento da fauna silvestre. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44558-
dc.description.abstractLinear undertakings such as highways and railways guarantee the subsistence and maintenance of social organization models. In this way they determine the anthropogenic use of natural landscapes. Despite the economic and ecological benefits of these ventures, they also bring environmental and economic impacts. The roadkill of wildlife in particular is one of the most direct impacts of highway operation, causing significant damage to the biodiversity and health of road users. This impact can be perceived on federal highway BR 122, where this research will be carried out. The dual-lane road connects the municipalities of Quixadá to Fortaleza and the focal stretch goes from km1 (Quixadá) to km 40 (Ibaretama). Thus, the objective of the present study was to verify the spatial and seasonal factors that most influence vehicle collisions with wildlife vertebrates on a two-way road in a semi-arid region. Specific objectives are: (a) to assess which spatial factors most strongly influence wildlife collisions; (b) assess which seasonal factors most strongly influence wildlife collisions; and (c) to analyze whether spatial and seasonal factors interfere differently over the various vertebrate groups. For this purpose, 12 campaigns lasting three days by car and on foot were carried out over a period of one year, with vertebrates being hit in the focal area. A total of 600 individuals from 73 species were found to have been run over during the 12 months of the campaign. Of this total, 95% were representatives of the wild fauna, with the highest rate of collisions, amphibians followed by birds, reptiles and mammals. In the semi-arid region, the area around the highway with more fragmented vegetation cover favors the increase of collisions, mainly in relation to the species with low displacement capacity. Seasonality had greater explanatory power in the mortality of species of the group of amphibians and reptiles. The points of aggregation of these vehicles collisions were related to the more fragmented areas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRodovia de mão-duplapt_BR
dc.subjectVertebradospt_BR
dc.subjectColisõespt_BR
dc.titleFatores socioambientais indutores de atropelamento da fauna silvestre.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs empreendimentos lineares como rodovias e ferrovias garantem a subsistência e a manutenção de modelos de organização social. Dessa forma co-determinam o uso antropogênico sobre as paisagens naturais. Apesar dos benefícios econômicos e ecológicos desses empreendimentos, estes também trazem consigo impactos ambientais e econômicos. O atropelamento da fauna silvestre, em particular, é um dos impactos mais diretos da operação das rodovias ocasionando expressivos danos à biodiversidade e à saúde dos usuários das estradas. Esse impacto pode ser percebido na rodovia federal BR 122, local em que foi realizada a presente pesquisa. A via de mão dupla interliga os municípios de Quixadá a Fortaleza e o trecho focal vai do km1 (Quixadá) a km 40 (Ibaretama). Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi verificar quais os fatores que mais influenciam nas colisões de veículos com os vertebrados da fauna silvestre em estrada de mão dupla em uma região semiárida. São objetivos específicos: (a) avaliar quais fatores espaciais influenciam mais fortemente nas colisões com a fauna silvestre; (b) avaliar quais fatores sazonais influenciam mais fortemente nas colisões com a fauna silvestre; e (c) analisar em que medida esses fatores interferem diferentemente sobre os diversos grupos de vertebrados. Para tanto foram realizadas, no período de um ano, 12 campanhas com duração de três dias de carro e a pé, registrando-os vertebrados atropelados no trecho focal. Foram registrados 600 indivíduos atropelados de 73 espécies durante o período. Desse total, 95% foram representantes da fauna silvestre. A maior taxa de atropelamentos foram os anfíbios, seguidos de aves, répteis e mamíferos. A taxa de atropelamento total foi de 98 ind/dia. Na região semiárida, a área do entorno da rodovia com cobertura vegetal mais fragmentada favorece o aumento de atropelamentos, principalmente em relação as espécies com baixa capacidade de deslocamento. A sazonalidade teve maior poder explicativo na mortalidade das espécies do grupo de anfíbios e répteis. Os pontos de agregação desses atropelamentos foram relacionados as áreas mais fragmentadas.pt_BR
dc.title.enSocio-environmentales factors that induce wildlife roadkillpt_BR
Aparece en las colecciones: PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

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