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dc.contributor.authorRomão, Tito Lívio Cruz-
dc.date.accessioned2019-08-07T12:43:12Z-
dc.date.available2019-08-07T12:43:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationROMÃO, Tito Lívio Cruz. As cartas de Franz Kafka a Milena Jesesnká: um romance epistolar entre medos e desejos. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 16, p. 48-68, abr./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44547-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFranz Kafkapt_BR
dc.subjectMilena Jesenskápt_BR
dc.subjectCorrespondênciapt_BR
dc.titleAs cartas de Franz Kafka a Milena Jesesnká: um romance epistolar entre medos e desejospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm abril de 1920, Franz Kafka se encontrava em Merano, localidade então muito conhecida por suas estações terapêuticas para pacientes de doenças pulmonares, quando iniciou uma correspondência com Milena Jesenská. Tratava-se de uma jovem intelectual tcheca com um passado bastante atribulado, que se interessara em traduzir para o tcheco algumas narrativas kafkianas e publicá-las em revistas praguenses. Casada com o literato judeo-tcheco Ernst Pollak, Milena vivia em Viena, onde, no período imediatamente após o fim da Primeira Guerra Mundial, passava sérias dificuldades financeiras. Para Kafka, sua intensa correspondência com Milena se tornaria uma obsessão e, para ela, quiçá a promessa de um refrigério para suavizar seus muitos problemas cotidianos. Tanto devido à separação geográfica, pois Kafka vivia em Praga, quanto talvez às inibições sexuais do escritor, essa troca de cartas – de que somente se puderam recuperar as cartas escritas por ele – desembocou em poucos contatos realmente íntimos, tornando-se, muito mais, sobretudo para Kafka, uma forma de escrever sobre cartas (cf. STACH, p. 363). O objetivo central deste artigo é apresentar um panorama de três temas desenvolvidos a partir das cartas de Kafka à sua amada, a saber: a) a amante-tradutora de Kafka; b) Kafka e sua relação com línguas estrangeiras; e c) medo, angústia e ansiedade. Uma das conclusões apresentadas neste artigo aponta para a quase impossibilidade de uma vida em comum entre Milena, de certo modo acostumada a uma vida mais libertina e até mesmo à margem da lei, e Kafka, um homem extremamente sisudo e, ademais, cheio de temores em relação à prática sexual.pt_BR
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