Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pedrosa, Eliane Maria Pinto | - |
dc.contributor.author | Lima, Francisca das Chagas Silva | - |
dc.contributor.author | Moraes, Lélia Cristina Silveira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T19:42:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T19:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Eliane Maria Pinto; LIMA, Francisca das Chagas Silva; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET - MA. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 329-346. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-497-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44461 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Exclusão educacional | pt_BR |
dc.title | A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET - MA | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação de jovens e adultos no Brasil, historicamente, esteve marcada por iniciativas que exprimem orientações políticas e culturais amplas e diversas. Nas últimas décadas, a dinâmica sociocultural e política da sociedade e o envolvimento da sociedade civil na luta pelos direitos humanos e sociais têm favorecido o surgimento de novas possibilidades de educação e formação para esse contingente populacional. que têm uma história marcada pela exclusão socioeconômica e educacional. É importante destacar que o reconhecimento da educação de jovens e adultos como direito vem ganhando relevância desde os anos de 1930 quando foi evidenciada a exclusão de um contingente significativo de brasileiros do espaço escolar. Esta realidade mobiliza a sociedade civil na luta em defesa da escola pública para todos, em decorrência da fase de industrialização nascente no país que começa a exigir uma mão de obra escolarizada para o trabalho urbano. Foram desenvolvidas campanhas de educação de adultos com uma visão limitada do processo de alfabetização e capacitação profissional que sofreram duras críticas.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_emppedrosafcslima.pdf | 11,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.