Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedrosa, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.authorLima, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.authorMoraes, Lélia Cristina Silveira de-
dc.date.accessioned2019-08-05T19:42:17Z-
dc.date.available2019-08-05T19:42:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPEDROSA, Eliane Maria Pinto; LIMA, Francisca das Chagas Silva; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET - MA. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 329-346.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-497-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44461-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)pt_BR
dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica do Maranhãopt_BR
dc.subjectExclusão educacionalpt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET - MApt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação de jovens e adultos no Brasil, historicamente, esteve marcada por iniciativas que exprimem orientações políticas e culturais amplas e diversas. Nas últimas décadas, a dinâmica sociocultural e política da sociedade e o envolvimento da sociedade civil na luta pelos direitos humanos e sociais têm favorecido o surgimento de novas possibilidades de educação e formação para esse contingente populacional. que têm uma história marcada pela exclusão socioeconômica e educacional. É importante destacar que o reconhecimento da educação de jovens e adultos como direito vem ganhando relevância desde os anos de 1930 quando foi evidenciada a exclusão de um contingente significativo de brasileiros do espaço escolar. Esta realidade mobiliza a sociedade civil na luta em defesa da escola pública para todos, em decorrência da fase de industrialização nascente no país que começa a exigir uma mão de obra escolarizada para o trabalho urbano. Foram desenvolvidas campanhas de educação de adultos com uma visão limitada do processo de alfabetização e capacitação profissional que sofreram duras críticas.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_emppedrosafcslima.pdf11,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.