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dc.contributor.advisorMarinho, Reynaldo Amorim-
dc.contributor.authorSilva, Maíra Bezerra-
dc.date.accessioned2019-08-02T16:39:26Z-
dc.date.available2019-08-02T16:39:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Maíra Bezerra. Educação ambiental no ensino médio em escolas públicas no Município de Maracanaú (CE). 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44393-
dc.description.abstractSince the sixties, a crisis has intensified, which is no longer in isolated areas, but a real threat to the survival of humanity, perhaps even the biosphere. The environmental theme became one of the most discussed subjects of the moment. A paradigm shift is the path that theorists have advocated for the transformation of Society. Environmental Education aims to change thoughts and attitudes, making people more critical of the true causes of environmental degradation. The school plays a fundamental role in incorporating new values and a more critical view. In the present work, it is proposed the analysis of the approach of Environmental Education addressed in two public schools (state and municipal) in the city of Maracanaú (Ceará) with the objective of evaluating their similarities and differences, having as specific objectives to identify the perceptions about environment environment and Environmental Education, to verify the main impasses and challenges in the administration of Environmental Education in the institutions, to present and to discuss results with the pedagogical coordination, the students and the parents of students of each school after the end of the research and to propose suggestions in the mentioned debate. The schools were chosen for being prominent in environmental work. From this perspective, the methodology used included participative observation, immersion in the field and application of structured questionnaires. Important results were obtained as all students see themselves as members of the environment, while 78% of Liceu students say that small daily actions are the most important factor for environmental conservation, but 61% believe that their inclusion in the environmental issue little relevance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino médio em escolas públicas no Município de Maracanaú (CE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir da década de sessenta, tem-se intensificado uma crise que não é mais em pontos isolados e sim, uma real ameaça à sobrevivência da humanidade, talvez até mesmo da biosfera. A temática ambiental tornou-se um dos assuntos mais discutidos do momento. Uma mudança de paradigma é o caminho que os teóricos têm preconizado para a transformação da Sociedade. A Educação Ambiental visa mudar pensamentos e atitudes, tornando as pessoas mais críticas quanto às verdadeiras causas da degradação ambiental. A escola tem papel fundamental na incorporação de novos valores e de uma visão mais crítica. No presente trabalho, propõe-se a análise da abordagem de Educação Ambiental abordada em duas escolas públicas (estadual e municipal) no município de Maracanaú (Ceará) com o objetivo de avaliar suas semelhanças e diferenças, tendo como objetivos específicos identificar as percepções sobre meio ambiente e Educação Ambiental, verificar os principais impasses e desafios na administração da Educação Ambiental nas instituições, apresentar e debater resultados com a coordenação pedagógica, os alunos e os pais de alunos de cada escola após o término da pesquisa e propor sugestões no debate mencionado. Os colégios foram escolhidos por terem destaque em trabalhos de cunho ambiental. Dentro desta perspectiva, a metodologia utilizada contemplou a observação participativa, imersão no campo e aplicação de questionários estruturados. Obtiveram-se resultados importantes, pois todos os estudantes se veem integrantes do meio ambiente, enquanto 78% dos estudantes do Liceu afirmam que as pequenas ações diárias são o fator mais importante para a conservação ambiental, mas 61% acreditam que sua inserção na questão ambiental possui pouca relevância.pt_BR
dc.title.enEnvironmental Education in high school at public schools in the city of Maracanaú (CE)-
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

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