Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Deyse Mara Romualdo | - |
dc.contributor.author | Teles, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T19:04:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T19:04:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOARES , Deyse Mara Romualdo; TELES, Gabriela, LIMA, Luciana de. Docência e tecnologias digitais: a concepção de licenciandos(as) da disciplina tecnodocência EAD. dezem In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526 3234 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44385 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Realize | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Docência e tecnologias digitais: a concepção de licenciandos(as) da disciplina tecnodocência EAD | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa tem como objetivo descrever a compreensão dos alunos de cursos de Licenciatura, da disciplina Tecnodocência EaD, ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 2018.1, quanto aos conceitos de Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Baseia-se em um Estudo de Caso e subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Utilizam-se três instrumentos para a coleta de dados: bibliografia, questionário de sondagem, e questionário de autoavaliação. Para a análise aplica-se a triangulação de dados. Observase que os(as) licenciandos(as), inicialmente, concebiam Docência somente como o ato de ensinar e ser professor; as TDICs estavam associadas a ferramentas digitais, programas, internet, softwares, redes sociais, entre outros, sem estarem relacionadas ao ensino e aprendizagem. Verifica-se que, após o término da disciplina, obtiveram uma compreensão sobre Docência diferente, todavia, a maioria continuou relacionando-a à prática de transmissão de conhecimento ou informação; quanto às TDICs, observa-se que adquiriram uma nova perspectiva e compreensão sobre o que elas são, inserindo-as no contexto da prática e atuação docente, contudo, sem integrá-las. Considera-se importante refletir sobre a entrada das TDICs e sua integração na formação inicial de licenciandos. Ressalta-se a pretensão em dar continuidade à pesquisa, mediante a coleta e a análise dos dados da disciplina Tecnodocência EaD em semestres subsequentes. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_dmrsoares.pdf | 952,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.