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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44331
Tipo: | TCC |
Título: | A articulação entre projeto institucional e o projeto político-pedagógico em espaços educacionais não-escolares: Um estudo de caso da pastoral do menor em Fortaleza |
Autor(es): | Rocha, Maria Glaudiana Silva da |
Orientador: | Aguiar, Rui Rodrigues |
Palavras-chave: | Igreja Católica - Atividades de Ensino-Aprendizagem;Igreja Católica - Aspectos sociais - Fortaleza (CE) |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | ROCHA, M. G. S. A articulação entre projeto institucional e o projeto político-pedagógico em espaços educacionais não-escolares: Um estudo de caso da pastoral do menor em Fortaleza. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a educação em espaços educacionais não-escolares, como forma de compreender a articulação entre o projeto institucional (PI) e o projeto político-pedagógico (PPP) nesse universo. Buscou-se conhecer como ocorre a prática educacional e pedagógica da Pastoral do Menor em Fortaleza, remetendo-se à sua ação junto ao programa de apoio sócio-pedagógico em meio aberto, no âmbito do grupo de base Caminhando para o Futuro. Tratou-se ainda de suscitar uma reflexão sobre o papel do educador social como agente formador e em formação. Pretendeu-se enfatizar a importância da gestão pedagógica como estratégia educacional para a disseminação e efetivação do PPP em espaços não escolares. O objetivo principal deste estudo foi investigar os fundamentos pedagógicos utilizados pela Pastoral do Menor através da prática de programas de atendimento sócio-educativo em meio aberto, buscando-se compreender a sua coesão com o seu projeto institucional, destacando especialmente como acontece sua prática intitulada como teórico-vivencial e quais influências possuem em sua abordagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa tendo como referencial autores como Gil (2008), Gohn (2009), Vasconcelos (2013), entre outros, com estudo de caso a partir de dados coletados em campo mediante entrevista com educadores e educandos da instituição educacional PAMEN, além de uso das análises bibliográficas e documentais. Assim, os resultados alcançados através desta análise confirmaram a importância de uma ação conjunta entre o projeto institucional e o projeto político-pedagógico em espaços educacionais não-escolares, ressaltando o papel do profissional de Pedagogia na intermediação dessa relação. |
Abstract: | This research presents a reflection education in non - school educational opportunities as a way to understand the relationship between the institutional design and the political - pedagogical project (PPP) in this universe. Through this investigation we sought to know how the pedagogical practice of “Pastoral do Menor” in Fortaleza occurs, referring to his action with the socio pedagogical support program under the base group Caminhando para o Futuro. Another purpose to prompt a debate about the role of social educator as trainer and trainee agent. It was intended to emphasize the importance of educational management as an educational strategy for dissemination and execution of PPP school spaces. The main objective of this study was to investigate pedagogical fundamentals used by the Pastoral do Menor towards socio-educational assistance practice through open programs, trying to understand cohesion with the institutional design, besides highlighting especially the practice known as “theoretical and experiential” happens as well as informing the influences corresponding to its approach. The methodology was qualitative research as referential writers like Gil (2008), Gohn (2009), Vasconcelos (2013), among others, with a case study from the collected data through interviews with teachers and students of the educational institution PAMEN, and use of bibliographic and documentary analysis. Thus, the results achieved by this analysis confirmed the importance of joint action between the institutional design and the political - pedagogical project in non - school educational spaces, emphasizing the role of pedagogical professional in assisting this relationship. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44331 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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