Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44326
Tipo: | TCC |
Título: | A construção da identidade docente de instrutores internos na educação corporativa |
Autor(es): | Lima, Renata de Araújo Viana |
Orientador: | Aguiar, Rui Rodrigues |
Palavras-chave: | Aprendizagem organizacional;Educação patrocinada pelo empregador;Formação profissional |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | LIMA, R. A. V. A construção da identidade docente de instrutores internos na educação corporativa. 2014. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi identificar os saberes docentes construídos pelos instrutores internos responsáveis pela formação continuada de uma empresa pública de comunicação no âmbito da educação corporativa. Foi realizado um estudo envolvendo o pedagogo da seção de treinamento e quatro instrutores internos, estes encarregados da execução dos cursos desenvolvidos pela empresa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo de caso exploratório, a análise documental, a revisão bibliográfica e as entrevistas. As análises envolveram o confronto da construção da identidade docente corporativa dos instrutores internos com a formação acadêmica, a capacitação institucional realizada pela empresa e a formação vivencial interpessoal adquirida na corporação, comparando as práticas exercidas em cargos anteriores com a experiência da atual função. Ao final do estudo é apresentada a conclusão sobre a atuação dos instrutores internos como docentes corporativos, porque de fato eles assumem identidade vinculada muito mais à docência, do que mesmo à instrutoria, em um processo alicerçado nas bases pedagógicas organizacionais. Através deste estudo foi compreendido que o papel desempenhado pelos instrutores internos nos treinamentos, sem o auxílio presencial dos profissionais da educação, vai além da função que possuem. A construção da identidade docente corporativa permite que eles atuem na formação continuada de outros colegas, uma vez que esse trabalho se alicerça em fortes bases de formação acadêmica, institucional e experiências interpessoais na corporação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44326 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_ravlima.pdf | 498,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.