Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Antônia Lis de Maria Martins-
dc.contributor.authorRocha, Mirley Nádila Pimentel-
dc.date.accessioned2019-08-01T11:26:11Z-
dc.date.available2019-08-01T11:26:11Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationROCHA, M. N. P. O ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFC. 2011. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44324-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMultimeiospt_BR
dc.titleO ambiente virtual teleduc/multimeios na perspectiva de professores da UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo teve por objetivo investigar como acontece a utilização do Ambiente Virtual (AV) TelEduc/Multimeios por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como identificar como se dá a mediação pedagógica e os processo de interação entre os participantes das relações de ensino-aprendizagem. A investigação aconteceu com a utilização de procedimentos metodológicos descritivos, com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foi efetuada a aplicação de 6 questionários com perguntas objetivas e subjetivas como intuito de registrar por escrito alguns aspectos relacionados à experiência dos docentes que utilizam o AV TelEduc/Multimeios, evidenciando aspectos relativos ao processo de mediação pedagógica desenvolvidos pelos sujeitos de nossa pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados com base na literatura que se refere à ambientes virtuais, mediação pedagógica e interação. A partir desse trabalho, constatamos que alguns professores utilizam o AV TelEduc/Multimeios como banco de dados para postagem de textos, outros utilizam para dinamizar as atividades da disciplina em momentos presenciais e virtuais e outros incentivam a autonomia do aluno para construção colaborativa de conhecimentos a partir das interações nas atividades propostas. Diante do exposto nesse trabalho, sugere-se uma reflexão sobre a mediação para os cursos que utilizam AV, numa perspectiva de encontrar propostas pedagógicas eficazes que possam propiciar uma mediação que resulte em aprendizagens colaborativas, pois a mediação pedagógica pode ser considerada um fator de grande importância para o desenvolvimento intelectual e para o alcance de competências entre os participantes de um processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_mnprocha.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.