Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44271
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Wardelane Holanda da | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Aquino, Alles Lopes de | - |
dc.contributor.author | Santos, Vladiana Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T14:23:05Z | - |
dc.date.available | 2019-07-31T14:23:05Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wardelane Holanda da; SANTOS, Maria José Costa dos; AQUINO, Alles Lopes de; SANTOS, Vladiana Costa dos. Os sistemas de numeração (SN): entrelaces da educação matemática com a educação do campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE, 2015. p. 85-89. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-63823-05-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44271 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Numeração | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de numeração | pt_BR |
dc.title | Os sistemas de numeração (SN): entrelaces da educação matemática com a educação do campo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A trajetória da Educação do Campo possibilitou aos educadores um acúmulo de experiências e, nessa caminhada, ocorreu também a constituição de alguns elementos que fundamentam e balizam a organização do trabalho pedagógico nessa área. Nesse contexto, uma das principais questões e embates a serem discutidos envolve a educação matemática e o desenvolvimento desse conhecimento nos educandos. A matemática, muitas vezes incompreendida, se impõe a todo o planeta, em todos os níveis educacionais, tendo sua origem nas civilizações mediterrâneas, particularmente na Grécia antiga, vem assumindo o papel de ciência basilar para muitas outras. Nesse sentido, observamos ser possível que essas duas áreas do conhecimento, aparentemente distantes, podem unir-se buscando um maior sentido aos conceitos matemáticos no âmbito das escolas do campo. Nesse processo, discutindo e analisando as especificidades dessas distintas áreas, percebemos quão importante se mostra a busca da construção de uma aproximação entre a Educação do Campo com a Educação Matemática, por meio de uma de suas vertentes e caminho para essa empreitada, a Etnomatemática. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_whsilva.pdf | 382,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.