Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Heidyani Leão de-
dc.contributor.authorAlves, Laryssa Frota-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2019-07-30T18:51:12Z-
dc.date.available2019-07-30T18:51:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Heidyani Leão de; ALVES, Laryssa Frota; SANTOS, Maria José Costa dos. O uso da mandala produtiva na educação do campo: contribuições para formação docente em matemática. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.18-21.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-63823-05-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44250-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAtividades de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.titleO uso da mandala produtiva na educação do campo: contribuições para formação docente em matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo surgiu da convicção de que a aproximação entre o pedagogo em formação acadêmico-científico e a formação continuada docente, imerso nos diversos ambientes escolares, a partir do estudo do ato pedagógico, favorece a suplantação de desafios e objeções impeditivas da ação docente desse futuro profissional. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi identificar e apresentar as contribuições da formação continuada à formação inicial dos docentes, para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência realizada nas aulas de matemática, em uma escola do campo. As análises foram extraídas do projeto de intervenção pedagógica, intitulado “O Ensino da Matemática utilizando a Mandala Produtiva como Ferramenta Pedagógica na Escola do Campo de Ensino Médio Francisco Araújo Barros”, situada no interior do estado do Ceará. O referido projeto foi apresentado durante a aula de encerramento de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Matemática, destinado prioritariamente a professores efetivos das redes pública estadual, municipal e federal. O curso era voltado para as reflexões acerca de teorias e práticas que focalizassem o ensino e a aprendizagem da matemática. A carga horária do curso foi num total de 180 horas/aula, sendo 54 horas/aula de atividades presenciais, ocorridas na sede do Centro de Educação a Distância - CED1 e 126 horas/aula de atividades virtuais por meio do ambiente virtual SOLAR 2.0, do Instituto UFC Virtual2. Justifica-se para tal, a necessidade de buscar pelo conhecimento da alteridade, formas mais adequadas, originais e seguras quanto a educação matemática, ampliando e subsidiando o trabalho do pedagogo em formação, com um olhar também para as questões de uma área de conhecimento, peculiar, aqui destacamos a Educação do Campo, sendo esta uma das perspectivas que orienta essa pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_hlsouza.pdf390,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.