Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Heidyani Leão de | - |
dc.contributor.author | Alves, Laryssa Frota | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T18:51:12Z | - |
dc.date.available | 2019-07-30T18:51:12Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Heidyani Leão de; ALVES, Laryssa Frota; SANTOS, Maria José Costa dos. O uso da mandala produtiva na educação do campo: contribuições para formação docente em matemática. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 4., 3-4 dez. 2015, Caruaru – PE. Anais... Recife – PE: GPEMCE – UFPE , 2015. p.18-21. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-63823-05-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44250 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Atividades de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
dc.title | O uso da mandala produtiva na educação do campo: contribuições para formação docente em matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo surgiu da convicção de que a aproximação entre o pedagogo em formação acadêmico-científico e a formação continuada docente, imerso nos diversos ambientes escolares, a partir do estudo do ato pedagógico, favorece a suplantação de desafios e objeções impeditivas da ação docente desse futuro profissional. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi identificar e apresentar as contribuições da formação continuada à formação inicial dos docentes, para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência realizada nas aulas de matemática, em uma escola do campo. As análises foram extraídas do projeto de intervenção pedagógica, intitulado “O Ensino da Matemática utilizando a Mandala Produtiva como Ferramenta Pedagógica na Escola do Campo de Ensino Médio Francisco Araújo Barros”, situada no interior do estado do Ceará. O referido projeto foi apresentado durante a aula de encerramento de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Matemática, destinado prioritariamente a professores efetivos das redes pública estadual, municipal e federal. O curso era voltado para as reflexões acerca de teorias e práticas que focalizassem o ensino e a aprendizagem da matemática. A carga horária do curso foi num total de 180 horas/aula, sendo 54 horas/aula de atividades presenciais, ocorridas na sede do Centro de Educação a Distância - CED1 e 126 horas/aula de atividades virtuais por meio do ambiente virtual SOLAR 2.0, do Instituto UFC Virtual2. Justifica-se para tal, a necessidade de buscar pelo conhecimento da alteridade, formas mais adequadas, originais e seguras quanto a educação matemática, ampliando e subsidiando o trabalho do pedagogo em formação, com um olhar também para as questões de uma área de conhecimento, peculiar, aqui destacamos a Educação do Campo, sendo esta uma das perspectivas que orienta essa pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_hlsouza.pdf | 390,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.