Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Débora Rocha | - |
dc.contributor.author | Silva, Rafaelly Naira da | - |
dc.contributor.author | Joca, Terezinha Teixeira | - |
dc.contributor.author | Munguba, Marilene Calderaro | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-29T18:11:33Z | - |
dc.date.available | 2019-07-29T18:11:33Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Débora Rocha; SILVA, Rafaelly Naira da; JOCA, Terezinha Teixeira; MUNGUBA, Marilene Calderaro. A formação do psicólogo educacional e seus novos contextos: um relato de experiência. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 9-19, jan./abr. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44213 | - |
dc.description.abstract | This is a descriptive study of an experience in an internship in the Psychology undergraduate course. It aimed to present learning opportunities promoted by the inclusion and accessibility department, which emphasizes respect for human differences in a challenging environment as a university can be. The purpose of this study was to describe an internship experience in Educational and Social Processes Course in a Higher Education Institution (HEI), presenting theoretical and practical knowledge developed in a department that treats students respecting their academic and mental health issues. The internship was developed by two students of the Psychology course in the University of Fortaleza (UNIFOR), in the Psycho-pedagogical Support Program from March 2016 until June 2017; with diaries and fieldnotes, performed by each trainee, while the analysis of the data was enriched by transcriptions of the sessions and reports of the department. The study was based on theoretical framework from Psychology, Education, and Health Studies, by means of readings, reflections and discussions about the importance of the stage that embraces the acceptance of differences and human singularity, as well as adding values and promoting a solid foundation for training the future psychologist. It was identified that the stage provided the praxis and construction of theoretical knowledge through the interface of Psychology and Inclusive Education, besides contribute to the awareness of psychologist’s role as agent for change, promoting the acceptance of differences and respect for human rights. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Diferenças humanas | pt_BR |
dc.subject | Psicólogo em formação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Educacional | pt_BR |
dc.title | A formação do psicólogo educacional e seus novos contextos:um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata-se de um estudo de natureza descritiva através do relato de experiência em um estágio de Psicologia. Pretende apresentar um cenário de aprendizagens oportunizado pelo setor de inclusão e acessibilidade, que prima pelo respeito às diferenças humanas e que se configura como um ambiente desafiador de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo teve como objetivo descrever uma experiência de estágio em Processos Educativos e Sociais em uma Instituição de Ensino Superior (IES), apresentando os conhecimentos teóricos e práticos construídos em um setor que atende o aluno respeitando as suas questões acadêmicas e de saúde mental. O estágio foi desenvolvido por duas discentes do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), no período de março de 2016 a junho de 2017, com registros de diário de campo realizados por cada estagiária, sendo a análise dos dados aprofundada por transcrições dos atendimentos e relatórios do setor. O estudo fez uso do referencial teórico advindo da Psicologia, da Saúde e da Educação, o qual promoveu leituras, reflexões e discussões sobre a importância do estágio, que abarca a aceitação das diferenças e singularidades humanas, além de agregar valores e promover uma base sólida para formação do psicólogo. Identificou-se que o estágio proporcionou a práxis e a construção de conhecimento teórico mediante interface da Psicologia e a Educação Inclusiva, além de acrescer conhecimentos de ações do psicólogo como agente de mudança na promoção da aceitação das diferenças e do respeito aos direitos humanos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_drcarvalhonrsilva.pdf | 203,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.