Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalvador, Maria Elisabete-
dc.contributor.authorTarcia, Rita Maria Lino-
dc.contributor.authorSakumoto, Marlene-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniel Almeida-
dc.contributor.authorSouza, Morris Pimenta de-
dc.contributor.authorManfredini, Marco Antonio-
dc.contributor.authorAbreu, Silvio Carlos Coelho de-
dc.contributor.authorPacheco, Felipe Vieira-
dc.contributor.authorAfonso, Daniel Lico dos Anjos-
dc.contributor.authorPereira, Ana Lucia-
dc.contributor.authorPaiva, Paulo Bandiera-
dc.contributor.authorHarada, Jorge-
dc.date.accessioned2019-07-29T11:44:50Z-
dc.date.available2019-07-29T11:44:50Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.citationSALVADOR, Maria Elisabete et al. Correlação entre a formação do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA - SUS UNIFESP e a prática profissional dos estudantes. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 66-78, jan./jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-9563-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44177-
dc.description.abstractIntroduction : the maintenance of the quality of specialization courses in the distance modality requires careful studies considering the pedagogical course, the educational technologies, but above all, the approximation of professional practice. Objective : analyze the correlation of the Specialization Course in Family Health UNA - SUS Unifesp with the professional practice of students, considering pedagogical and technological aspects. Method : it is an observational, retrospective, descriptive and e xploratory study of quantitative approach, carried out in 2018 and 2019. The course counted on 600 physicians who work in Primary Care and 302 answered an evaluation instrument. Data analysis was described by absolute numbers and corresponding percentage f requencies. Results and Discussion : it was possible to observe the relevant performance of the tutors and the quality / approximation of the contents / activities with the professional practice of students in responses categorized as "optimal" (77% and 73% ), respectively. Conclusion : The best outcomes for patients, community, and society are directly linked to quality educational events, where the ultimate goal is best defined by rigorous course evaluation efforts. It is imperative to analyze the specializa tion offers in the distance modality for the qualification of professionals in Primary Care from the perspective of the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE)pt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúdept_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleCorrelação entre a formação do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA - SUS UNIFESP e a prática profissional dos estudantespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: a manutenção da qualidade dos cursos de especialização na modalidade a distância requer criteriosos estudos considerando - se o percurso pedagógico, as tecnologias educacionais adotadas, mas, sobretudo, a aproximação da prática profissional. Objetivo : analisar a correlação do curso Especialização em Saúde da Família UNA - SUS Unifesp com a prática profissional dos estudantes, considerando - se aspectos pedagógicos e tecnológicos. Método: trata - se de um estudo observacional, retrospectivo, descritivo e exp loratório de abordagem quantitativa, realizado em 2018 e 2019. O curso contou com 600 médicos que atuam na Atenção Básica e desses, 302 responderam instrumento de avaliação. A análise dos dados foi descrita por números absolutos e correspondentes frequênci as percentuais. Resultados e Discussões: foi possível observar o desempenho relevante dos tutores e a qualidade/aproximação dos conteúdos/atividades com a prática profissional dos estudantes em respostas categorizadas como “ótimo” (77% e 73%), respectivame nte. Conclusão: os melhores resultados para os pacientes, comunidade e sociedade estão ligados diretamente aos eventos educacionais de qualidade, em que o objetivo final é melhor definido por esforços rigorosos de avaliação dos cursos. É premente analisar as ofertas de especialização na modalidade a distância para qualificação de profissionais em Atenção Básica sob a ótica dos estudantes.pt_BR
dc.title.enCorrelation between the training of the Specialization Course in Family Health UNA - SUS UNIFESP and the professional practice of studentspt_BR
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mesalvador.pdf560,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.