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Tipo: Tese
Título: Uma Revista bem moderna e bem Cristã A Revista Maria entre o passado e o futuro (1915-1965)
Autor(es): Andrade, Maria Lucelia de
Orientador: Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: Revista Católica;Filhas de Maria;Tradição;Modernidade
Data do documento: 2019
Citação: Andrade, Maria Lucelia de. “Uma Revista bem moderna e bem Cristã” A Revista Maria entre o passado e o futuro (1915-1965). 2019. 312f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A Revista Maria voltava-se especialmente às associadas da Pia União das Filhas de Maria, congregação leiga, formada exclusivamente por mulheres solteiras. Tal associação representava um projeto de normatização e disciplinarização das jovens católicas, ao mesmo tempo em que buscava arregimentar esse público como apoio para as demandas da Igreja Católica, que vivia intensas mudanças desde o final do Império. Nas primeiras décadas do século XX, em todas as paróquias do país havia pelo menos uma Pia União das Filhas de Maria, congregando as jovens das camadas médias. Como forma de uniformizar tais grupos, oferecendo a eles uma instrução sempre atualizada com as questões em voga na sociedade, a revista foi pensada como um instrumento que permitiria às Filhas de Maria, nas palavras do arcebispo Dom Luis de Britto, “alcançar a força da união”. Definindo-se como uma “revista ilustrada, literária e apologética”, Maria era um impresso feito para mulheres e, em parte, por mulheres. Oscilando entre as normas da tradição e as novidades da modernidade, é a interação desses estratos do tempo nos comportamentos e demandas das leitoras que constitui o foco desta pesquisa. Maria teve longa duração, circulando por décadas em todo o território nacional. O período aqui em estudo compreende o recorte de 1915, ano que a revista volta a circular após uma pausa de aproximadamente um ano, até 1965, ano em que as determinações do Concílio do Vaticano II chegam ao Brasil, dando uma nova face à Igreja Católica, que iria aos poucos desencorajar as práticas do modelo de Igreja romanizada, entre elas a existência das Pias Uniões das Filhas de Maria.
Abstract: The Maria Magazine was specially designed for the members of the Pia União das Filhas de Maria (Daughters of Mary), a congregation of only single women with no theological training. This association represented a project of norms and disciplines of Catholic girls, at the same time, tried to organize this public as support for the demands of the Catholic Church that has undergone intense changes since the end of the Empire. In the first decades of the twentieth century, in all the parishes of the country there was at least one Pia União das Filhas de Maria (Daughters of Mary), bringing together the young women of the middle class. As a means of leveling knowledge, it was offered the groups up-to-date instructions on contemporary issues in society. The magazine was designed as an instrument that would allow the Daughters of Mary, in the words of Archbishop Dom Luis de Britto, to "achieve the strength of unity." Defining itself as an "illustrated magazine, literary and apologetic," Maria was a print work made for women and partly by women. Varying between the norms of tradition and the news of modernity is the interaction of these layers of time in the behaviors and demands of the readers that constitute the focus of this research. Maria lasted a long time, being read for decades throughout the national territory. The period studied includes the edition of 1915, a year that the magazine returns to circulation after a pause of approximately one year, until 1965, when the determinations of the Second Vatican Council arrive in Brazil, giving a new face to the Catholic Church, which would gradually discourage the practices of the model of Romanized Church, among them the existence of the Pia União das Filhas de Maria (Daughters of Mary).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44163
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