Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Igor Márcio do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.contributor.author | Torres, Antonia Lis de Maria Martins | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Angela Maria de Sousa | - |
dc.contributor.author | Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Silvia Sales de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T10:41:48Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T10:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BEZERRA, Angela Maria de Sousa; NEPOMUCENO , Lara Meneses Saldanha; OLIVEIRA, Silvia Sales de. As contribuições da inclusão digital para a educação a distância no contexto da FACED/UFC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. EN-CONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 26 jun. a 13 jul. 2018, São Carlos (SP). Anais... São Carlos (SP), 2018.p.01-12. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-8722 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44155 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to identify the contributions of Digital Inclusion from the experience of the students in the subject of Distance Education (EaD) of the Pedagogy Course of the Faculty of Education (UFC). For this, we support authors such as Alves (2009), Costa (2013), Xavier (2017), Nova and Alves (2003), Soares (2014), Souza (2013), Borges Neto and Capelo Borges (2007). Borges Neto et al (2009), Bezerra (2015), among others, to base the research. The methodological approaches addressed are characterized as qualitative, participant observation and documentary analysis. The field of research was represented by the EaD / FACED / UFC discipline in the semester 2015.2, which was supported by 11 trainers and 40 students enrolled. The analysis of the data through participant observation and documents, allowed to visualize the ID of the Multimeios Research Laboratory - Faced UFC (MM), within the discipline. The meeting of answers and categories showed deep reflections to improve the discipline. We point out as benefits, the use of new digital tools, such as Whatsapp that allowed us the immediate interaction and exchange of knowledge needed to build this research. Finally, this research allowed us to take into account the small and large experiences of the students of the Discipline of Distance Education, promoting a deep reflection on what we want and what we will do in relation to the ID of the MM and its guiding principles. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Informática e Educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As contribuições da inclusão digital para a educação a distância no contexto da FACED/UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa objetivou identificar as contribuições da Inclusão Digital a partir da vivência dos alunos na disciplina de Educação a Distância (EaD) do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Para tanto, apoiamo-nos em autores como Alves (2009), Costa (2013), Xavier (2017), Nova e Alves (2003), Soares (2014), Souza (2013), Borges Neto e Capelo Borges (2007), Borges Neto et al (2009), Bezerra (2015), entre outros, para fundamentar a pesquisa. Os percursos metodológicos abordados caracterizam-se como qualitativos, observação participante e análise documental. O campo de pesquisa foi representado pela disciplina de EaD/FACED/UFC no semestre 2015.2, que contou com o apoio de 11 formadores e 40 alunos matriculados. A análise dos dados por meio de observação participante e documentos, permitiram visualizar a ID do Laboratório de Pesquisa Multimeios - Faced UFC (MM), dentro da disciplina. O encontro de respostas e categorias evidenciaram profundas reflexões para melhoria da disciplina. Apontamos como benefícios, a utilização de novas ferramentas digitais, como o Whatsapp que nos permitiu a interação imediata e troca de conhecimentos necessários à construção desta pesquisa. Por fim, esta pesquisa permitiu atentarmos para as pequenas e grandes vivências dos alunos da disciplina de EaD, promovendo uma reflexão profunda sobre o que queremos e que faremos em relação a ID do MM e seus princípios norteadores. | pt_BR |
dc.title.en | The contributions of digital inclusion for distance education in the context of FACED / UFC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_imnazevedo.pdf | 665,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.