Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOrtiz, Julia dos Santos Bathke-
dc.contributor.authorMoreira, Carolina-
dc.contributor.authorPereira, Roberto-
dc.date.accessioned2019-07-25T14:28:23Z-
dc.date.available2019-07-25T14:28:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136-
dc.description.abstractResearch to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectPensamento Computacional - promoçãopt_BR
dc.subjectPensamento Computacional - mapeamento sistemáticopt_BR
dc.subjectPensamento Computacional - contexto sociocilturalpt_BR
dc.titleAspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisas para promover o Pensamento Computacional tem se tornado cada vez mais frequentes. Contudo, aparentemente estes estudos tem focado apenas em aspectos técnicos e de aprendizagem, deixando de lado aspectos socioculturais do contexto dos alunos. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura para investigar se e como o contexto sociocultural dos alunos esta sendo abordado nas iniciativas de ensino do Pensamento Computacional. A partir dos artigos selecionados foi descoberto que o contexto dos mesmos esta sendo levado em consideração, no entanto, ainda ˜ e´ pequena a parcela de estudos que menciona tal condição. Sendo assim apre- ˜ sentamos uma alternativa para considerar esses aspectos em iniciativas para ensinar Pensamento Computacional.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_jsbortiz.pdf150,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.