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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apps para o ensino de matemática: descritores como metadados para busca de um repositório de objetos de aprendizagem
Autor(es): Melo, Elvis Medeiros de
Costa, Clésia Jordânia Nunes da
Palavras-chave: Pesquisa;Educação;Ensino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: MELO, Elvis Medeiros de; COSTA, Clésia Jordânia Nunes da. Apps para o ensino de matemática: descritores como metadados para busca de um repositório de objetos de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 916-925.
Resumo: O presente artigo trata da continuação do trabalho de pesquisa desenvolvido no grupo de pesquisa Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA) que tem por objetivo catalogar e classificar Objetos de Aprendizagem (OA) para Matemática, com o intuito de oportunizar o acesso a OAs para auxiliar na integração da tecnologia na sala de aula. Neste trabalho, abordaremos a classificação dos 201 aplicativos (apps) considerados como Objetos de Aprendizagem Móveis (OAM) para matemática visando as habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular. Os OAM foram classificados em habilidades voltadas para cada etapa de ensino, tanto os anos iniciais quanto os anos finais do ensino fundamental. Dentre os resultados, 42 apps que não se aplicam em alguma habilidade e 37 apps foram descontinuados.
Abstract: This article de,als with the continuation of the research work developed in the Objets of Learning for Mathematics (OBAMA) research group that aims to catalog and classify Learning Objects (OA) for Mathematics, with the aim of providing access to OA to help integrate technology into the classroom. In this paper, we will cover the classification of the 201 apps as Mobile Learning Objects (OAM) for mathematics, aiming at the skills defined by the Curricular Common National Base (BNCC). The OAM were classified in skills directed to each stage of both the earliest years and the final years. Among the results, 42 apps that did not apply to any skill and 37 apps were discontinued.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44110
ISSN: 2316 8889
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