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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Karine P. C. da | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Matheus S. | - |
dc.contributor.author | Madeira, Charles Andrye Galvão | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T11:36:51Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T11:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Karine P. C. da; AZEVEDO, Matheus S.; MADEIRA, Charles Andrye Galvão. Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 778-787. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44095 | - |
dc.description.abstract | There is a growing need for greater technological fluency. Several initiatives emerged to supply this demand. One of them originated Scratch, a visual programming environment for learning. In this paper we report an experience for teaching the Cartesian coordinate system through an unplugged computational activity in order to make easier to use Scratch with children from 9 to 11 years-old of Elementary School. This activity allowed us to do experiments using the character navigation system with the children who could easily transpose it into the Scratch environment, being able to increase the engagement in the tasks. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Programa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Administração da Educação | pt_BR |
dc.title | Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Há uma necessidade cada vez maior da população em vir a ter proficiência tecnológica. Diversos movimentos internacionais e ferramentas têm surgido como resposta a essa demanda. Uma das ferramentas originárias é o Scratch, um ambiente de programação voltado para o ensino. Nesse artigo relatamos a experiência de introduzir o estudo do plano cartesiano por meio de uma atividade de computação desplugada a fim de facilitar o uso de Scratch com crianças de 9 a 11 anos do Ensino Fundamental. A atividade proposta permitiu experimentarmos o sistema de movimentação de personagens com as crianças que, em seguida, puderam transpor facilmente tal sistema para o ambiente de Scratch, gerando assim um maior engajamento nas tarefas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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