Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Samara Solane Santos-
dc.contributor.authorSilva, Sheilla da-
dc.contributor.authorCampos, Lívia Maria Rodrigues Sampaio-
dc.contributor.authorGaudencio, Matheus-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:35:38Z-
dc.date.available2019-07-25T11:35:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Samara Solane Santos; SILVA, Sheilla da; CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio; GAUDÊNCIO, Matheus. Classificação de questões de matemática nas diferentes competências da matemática e do pensamento computacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 759-768.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44094-
dc.description.abstractComputational Thinking (CT) has a set of competencies that are explored on real world problems. Competencies from CT are also related to Mathematics. For instance, the way that we describe steps to solve a mathematical problem seems related to the algorithmization process that we use to solve a problem with a computational mindset. We evaluated how questions from a mathematical exam (PISA) explores dif erent competencies from CT and from a mathematical context (MC). Each question from that exam seems to explore dif erent competencies both from CT and MC at same time. Some competencies are present among almost all questions and some were non present in our evaluation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectModelo Matemáticopt_BR
dc.subjectEquipamentos de Informáticapt_BR
dc.subjectFormação de Conceitospt_BR
dc.titleClassificação de questões de matemática nas diferentes competências da matemática e do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs competências do pensamento computacional (PC) são usadas para explorar diferentes problemas. Tais competências apresentam relação com o mundo matemático. Por exemplo, a capacidade de delinear estratégias para resolução de problemas se assemelha ao processo de algoritmização do PC. Neste trabalho, avaliamos como questões matemáticas do exame PISA exploram competências do PC e do contexto da matemática (CM). Cada questão explora um grande conjunto de competências tanto do PC como do CM. Ainda, algumas competências estão presentes na maioria das questões estudadas em contraste de outras competências ausentes em nossa análise.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_ssssampaio.pdf313,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.