Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRebouças, Ayla Dantas-
dc.contributor.authorScaico, Pasqueline Dantas-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:27:41Z-
dc.date.available2019-07-25T11:27:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationREBOUÇAS, Ayla Dantas; SCAICO, Pasqueline Dantas. Gravação de aulas presenciais de programação para apoiar o estudo extraclasse: lições aprendidas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 729-738.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44091-
dc.description.abstracthis article describes an experience report with lessons learned from teaching programming in three initial courses held in IT undergraduate programs. The experience of recording classes will be highlighted, as well as the procedures used and the main results obtained through this intervention. In general, it was observed that recording classes allowed students to review what was lectured and made available a resource to reinforce some aspects in which they were struggled. The practice was well accepted by the students as observed through evaluation forms and by the recurring students’ demand for publishing the videos related to the classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectMelhoria do Desempenho Docentept_BR
dc.subjectConstrução do Conhecimentopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.titleGravação de aulas presenciais de programação para apoiar o estudo extraclasse: lições aprendidaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo descreve um relato de experiência com lições aprendidas no ensino de programação dos três períodos iniciais de cursos da área de computação. Será destacada, principalmente, a experiência de gravar as aulas sendo dadas às turmas, detalhando os procedimentos utilizados e os principais resultados obtidos com essa iniciativa prática de intervenção. De maneira geral, observou-se que gravar as aulas permitiu aos alunos rever o que era apresentado e reforçar alguns aspectos nos quais tinham dúvida. A prática se mostrou bem aceita pelas turmas conforme observado através de formulários de avaliação da disciplina e pela frequente cobrança pela publicação dos vídeos das aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_adreboucas.pdf185,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.