Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Carlos Alexandre-
dc.contributor.authorSantos, Débora Abdalla-
dc.contributor.authorTanzi Neto, Adolfo-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:25:32Z-
dc.date.available2019-07-25T11:25:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carlos Alexandre; SANTOS, Débora Abdalla Santos; TANZI NETO, Adolfo. Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 709-718.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44089-
dc.description.abstractIn 2006, Jeannette Wing published an article describing Computational Thinking (CT) as a set of skills needed for the 21st century. Since then, many researches in the area of education and computing have reported ways to introduce the CT into teaching. This article presents a systematic mapping done with the objective of identifying articles that approach the CT in a way that it contributes to the learning of basic education subjects. Results show that there is little research involving CT in an interdisciplinary way. However, these few initiatives present indicators of how actions such as these can be undertakenpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectInformática e Educaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa da Educaçãopt_BR
dc.subjectMultireferencialidadept_BR
dc.titlePensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemáticopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm 2006, Jeannette Wing publicou um artigo descrevendo o Pensamento Computacional (PC) como um conjunto de habilidades necessárias ao século XXI. Desde então, muitas pesquisas na área da educação e computação relatam formas de introduzir o PC no ensino. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático feito com o objetivo de identificar artigos que abordem o PC de maneira que este contribua para a aprendizagem de disciplinas da educação básica. Resultados apontam que há pouca pesquisa envolvendo PC de forma interdisciplinar. No entanto, estas poucas iniciativas apresentam indicadores de como ações como estas podem ser realizadas.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_canascimento1.pdf445,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.