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dc.contributor.authorBeltrame, Walber Antônio Ramos-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:07:59Z-
dc.date.available2019-07-25T11:07:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBELTRAME, Walber Antônio Ramos. Projeto ágil de aplicativo como mediação da aprendizagem sobre orientação a objetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 669-678.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44085-
dc.description.abstractThe studies about paradigm of Object Oriented Programming in curricular components of exact science courses are planned in sequence to learning of structured logic, as advance of knowledge for this model of computational solution. This transition is complex and requires that a set of skills and competences on programming structures be rebuilt, as to of evidencing differences, advantages and facilities such as overlap, inheritance, abstraction, overload, polymorphism, encapsulation, and design patterns. The aim of this article is to present a dynamic based on learning by real projects using agile principles as mediation of learning for this discipline, according to constructivist orientation. Discussions about model, tools and challenges are presented from an preliminary case study.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectParadigma de Programação Orientado a Objetospt_BR
dc.subjectparadigma de Programação Orientado a Objetos - Ciências exataspt_BR
dc.subjectAprendizado de lógica estruturadapt_BR
dc.titleProjeto ágil de aplicativo como mediação da aprendizagem sobre orientação a objetospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs conteúdos de paradigma de Programação Orientado a Objetos nos componentes curriculares dos cursos de ciências exatas são planejados em sequência ao aprendizado de lógica estruturada, como avanço dos saberes para esse modelo de solução computacional. Essa transição é complexa e requer que um conjunto de habilidades e de competências sobre estruturas de programação sejam reconstruídas, ao ponto de evidenciar diferenças, vantagens e facilidades, como herança, abstração, sobreposição, sobrecarga, polimorfismo, encapsulamento e padrões de projeto. O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica baseada em aprendizagem por projetos reais usando princípios ágeis como mediação da aprendizagem dessa disciplina, por um viés construtivista. Discussões sobre o modelo, ferramentas e desafios são apresentados a partir de um estudo de caso preliminar.pt_BR
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