Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Anderson Corrêa de-
dc.contributor.authorBailo, Daniel-
dc.contributor.authorCarvalho, Thiago-
dc.contributor.authorRodrigues, José Filipe Rozeno-
dc.contributor.authorAcosta, Plabiany Rodrigo-
dc.contributor.authorAquino, Wellington Marques-
dc.date.accessioned2019-07-25T10:38:28Z-
dc.date.available2019-07-25T10:38:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Anderson Corrêa de; BAILO, Daniel; CARVALHO, Thiago; RODRIGUES, José Filipe Rozeno; ACOSTA, Plabiany Rodrigo; AQUINO, Wellington Marques. Uma oficina para ensino de algoritmos paralelos por meio de computação desplumada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44080-
dc.description.abstractThe parallel programming is already present in the equipment of the most diverse sciences. Parallel computing made it possible to solve problems that were impractical in sequential programming. However, learning the particularities of computational thinking in parallel is not a simple task. It is necessary to recognize the urgency of the teaching of this discipline in courses of technical schools or undergraduate informatics in Brazil. This paper describes an account of classroom experience through workshops, with the use of unplugged computing to teach some of the first concepts of parallel algorithms.The test applied at the end of the workshops presented satisfactory results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectComputação Paralela - programação sequencialpt_BR
dc.subjectEnsino de computação - algoritmospt_BR
dc.titleUma oficina para ensino de algoritmos paralelos por meio de computação desplumadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA programação paralela já esta presente em equipamentos das mais ´ diversas ciências. A Computação Paralela tornou possível a solução de problemas que eram impraticáveis em programação sequencial. Entretanto, aprender as particularidades do pensamento computacional em paralelo não e uma tarefa simples. E preciso reconhecer a urgência do ensino desta disciplina em ˆ cursos de escolas técnicas ou de graduação em informática no Brasil. Este trabalho descreve um relato de experiencia em sala de aula através de oficinas, ´ com uso de computação desplugada para ensinar alguns dos primeiros concei- ˜ tos de algoritmos paralelos. O teste aplicado ao final das oficinas apresentou resultados bastante satisfatórios.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_aclima.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.