Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Márcia Gonçalves de-
dc.contributor.authorNeves, Ádler Oliveira Silva-
dc.contributor.authorLopes, Mônica Ferreira Silva-
dc.contributor.authorPatuzzo, Andreangelo-
dc.date.accessioned2019-07-24T14:50:07Z-
dc.date.available2019-07-24T14:50:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; NEVES, Ádler Oliveira Silva; LOPES, Mônica Ferreira Silva; PATUZZO, Andreangelo. Análise de aprendizagem a partir de códigos-fontes e uma proposta de seleção automática de métricas de avaliação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 369-378.pt_BR
dc.identifier.isbn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44023-
dc.description.abstractThis paper presents a review of automated programming learning analysis solutions from source codes. Extending the proposals presented in this study, we propose a technological strategy for quantitative analysis of programming learning from information from source codes mapped in a cluster of correlated software metrics above an index. The main contribution of this proposal to Informatics Education is to help the evaluation of programming teachers so that they better understand the learning difficulties of their students and recognize, from a representative set of variables, difficulties and skills programmingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectAprendizagem de programaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho de avaliação de professorespt_BR
dc.subjectProgramação a partir de códigos-fontespt_BR
dc.titleAnálise de aprendizagem a partir de códigos-fontes e uma proposta de seleção automática de métricas de avaliaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma revisão de soluções automatizadas de análise da aprendizagem de programação a partir de códigos-fontes. Estendendo as propostas apresentadas nesse estudo, propomos uma estratégia tecnológica de análise quantitativa da aprendizagem de programação a partir de informações de códigos-fontes mapeadas em um cluster de métricas de software correlacionadas acima de um índice. A contribuição desta proposta para a aprendizagem de programação é auxiliar o trabalho de avaliação de professores de programação para que melhor compreendam as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e reconheçam, a partir de um conjunto representativo de variáveis, as dificuldades de aprendizagem e habilidades de programação.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mgoliveira.pdf354,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.