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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Cézar Gomes-
dc.contributor.authorSouza, Danilo do Carmo de-
dc.contributor.authorCastro, Juscileide Braga de-
dc.date.accessioned2019-07-24T14:41:42Z-
dc.date.available2019-07-24T14:41:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES, Cézar Gomes; SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO, Juscileide Braga de. Recursos educacionais digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 361-364.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44021-
dc.description.abstractThis paper aims to present the analysis of a digital educational resource to help students of the 2nd year of Elementary School in the understanding of additive concepts. The theoretical foundation is based on Conceptual Field Theory and the prescriptions discussed in current documents, such as the National Curricular Common Base. The choice of this theoretical construct stems from the process of formalizing the concepts based on the tripod situations-invariantrepresentations. It is noted at the end of the analysis that the current version of the digital game elaborated fulfils the initially proposed objectives. However, for future studies it needs to update some elements of interaction. We also highlight the formative contributions of the resource, since it was built by undergraduate students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectJogos digitais -ensino 2° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleRecursos educacionais digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo apresentar a análise de um recurso educacional digital para auxiliar alunos do 2° ano do Ensino Fundamental na compreensão de conceitos aditivos. A fundamentação teórica tem base na Teoria dos Campos Conceituais e as prescrições discutidas em documentos atuais, como a Base Nacional Comum Curricular. A escolha desse construto teórico decorre do processo de formalização dos conceitos basear-se no tripé situações-invariantes representações. Nota-se ao final da análise, que a versão atual do jogo digital elaborado cumpre os objetivos inicialmente propostos. Contudo, para estudos futuros necessita a atualização de alguns elementos de interação. Destacamos ainda as contribuições formativas do recurso, uma vez que o mesmo foi construído por estudantes de graduação.pt_BR
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