Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43916
Tipo: TCC
Título: Influência da temperatura na engorda da rã touro-gigante, Rana catesbeiana shaw (1802) em sistema de confinamento
Autor(es): Cunha, Francisca Edna de Andrade
Orientador: Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palavras-chave: Rãs - Criação
Data do documento: 1997
Citação: CUNHA, Francisca Edna de Andrade. Influência da temperatura na engorda da rã touro-gigante, Rana catesbeiana shaw (1802) em sistema de confinamento. 1997. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997.
Resumo: 0 presente trabalho foi realizado no Randrio Experimental do Centro de Pesquisas em Engenharia de Pesca - C.P.E.E.P. - do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, no período de 02 de maio de 1996 a 09 de janeiro de 1997. 0 objetivo principal deste estudo foi comparar o desempenho de as cultivadas em uma baia climatizada (32 °C) com o de as cultivadas à temperatura ambiente (27 °C) durante 70 dias de cultivo. Determinou-se também o rendimento de carcaça de as cultivadas em estufa a 34 °C e o tempo de condicionamento alimentar dos animais ao consumo de ração. Foram utilizados 450 imagos, rãs recém-metamorfoseadas, alojados em 3 baias de 9 m2, que possuiam abrigo, cocho e piscina. 0 peso médio inicial dos animais foi de 17,22 gramas e o comprimento total foi 52,69 milímetros. A ração, 35% de proteína bruta, foi oferecida sempre em excesso e as sobras foram pesadas diariamente para o calculo do consumo acumulado. 0 acompanhamento do experimento foi realizado através de amostragens quinzenais com a determinação do peso (g) e comprimento total (mm) dos animais amostrados, bem como determinação do consumo diário de ração. A avaliação quantitativa do experimento foi realizada determinando-se as curvas de crescimento em comprimento, peso, biomassa total, consumo acumulado de ração e ganho de peso relativo. As conversões alimentares obtidas para as 3 baias foram, respectivamente, 1,42:1; 1,31:1 e 1,78:1. 0 tempo de abate ficou em torno de 121 dias e o rendimento de carcaça foi de 46,46% para os animais da baia 3.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43916
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_tcc_feacunha.pdf32,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.