Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43896
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aventura Matemática
Autor(es): Beltrame, Walber Antônio Ramos
Baeta, Kenia Dutra Savergnini
Souza, Marcos Romanholi de
Piassi, Daniel Francisco Schimith Dam
Reboli, Gabriel da Silva
Senzini, Samuel Lucas Moura
Favatto, Thaysa Souza
Palavras-chave: Jogos educacionais;Estudos e operações matemáticas
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: SBC
Citação: BELTRAME, Walber Antônio Ramos; BAETA, Kenia Dutra Savergnini; SOUZA, Marcos Romanholi de; PIASSI, Daniel Francisco Schimith Dam; REBOLI, Gabriel da Silva; SEZINI, Samuel Lucas Moura; FAVATTO, Thaysa Souza. Aventura Matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 135-141.
Resumo: Este artigo visa detalhar um jogo educacional como facilitador dos estudos sobre operações matemáticas elementares dos últimos anos do Ensino Fundamental, o Aventura Matemática, construído de forma multidisciplinar entre professores e alunos dos últimos anos do Ensino Médio, a partir de um projeto de iniciação científica júnior. São apresentados desafios pedagógicos e formas de aplicação do jogo para dispositivos móveis. É feito uma análise do processo de desenvolvimento com metodologias ágeis colaborativas, como um método organizador dos estudos de criação e programação de jogos por estudantes de nível técnico. As telas e funcionalidades são discutidas e uma avaliação do jogo foi realizada, por meio de questionários enviados a um grupo de alunos com reforço escolar, apresentando resultados satisfatórios e potenciais melhorias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43896
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_warbeltrame.pdf353,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.