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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43684
Tipo: | Dissertação |
Título: | Elaboração de glossários multimodais colaborativos das disciplinas de matemática e geografia do 8º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Luiz Fernando de Oliveira dos |
Orientador: | Soares, Maria Elias |
Palavras-chave: | Léxico;Glossário;Colaborativo;Lexicon |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SANTOS, Luiz Fernando de Oliveira dos. Elaboração de glossários multimodais colaborativos das disciplinas de matemática e geografia do 8º ano do ensino fundamental. 2019. 235f. - Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | A língua proporciona interação e se estabelece como principal suporte da cultura e da transmissão de conhecimentos. Segundo documentos oficiais, como os PCN (1998), a escola deve proporcionar ao indivíduo aquisição e ampliação do conhecimento. Quando a escola submete os alunos a uma educação formal, focando na aquisição e desenvolvimento do vocabulário, é comum que os jovens tenham contato com o dicionário, contudo é notória a dificuldade deles em compreender certos termos e seus empregos em situações diversas, fato que ocasiona a não solução de questões propostas por docentes das diversas áreas do conhecimento humano. Considerando tais dificuldades, a escola sempre estará atenta e em busca de favorecer e articular as condições necessárias para tornar os alunos capazes de enfrentar os diversos desafios que lhes forem apresentados. Ante o exposto, esta pesquisa tem por finalidade fomentar, na sala de aula, a compreensão e a ampliação vocabular dos alunos com a elaboração de dois glossários multimodais participativos, um para cada disciplina participante, com termos e expressões presentes nos textos pertinentes às disciplinas de Matemática e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Fortaleza, que possa servir como um instrumento de apoio didático aos estudantes desta etapa. A principal hipótese desta pesquisa é que a elaboração de um glossário multimodal participativo, por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, proporcionará a aquisição e a ampliação do arcabouço vocabular de termos e expressões presentes nos textos didáticos das disciplinas de Matemática e Geografia e, ainda, revelar-se-á como um eficaz material didático de apoio ao aluno. A fundamentação teórica deste estudo está baseada no âmbito dos conhecimentos da Ciência do Léxico, nos trabalhos de Biderman (2001), Krieger (2006), Oliveira e Isquerdo (2001), Antunes (2012) e Aragão (2013). No que tange às contribuições da Multimodalidade e da Hipermodernidade, levam-se em conta as contribuições de Halliday (1985), Demo (2008), Dionisio (2011), Rosado & Bohadana (2007) e Rojo (2015). No que concerne às contribuições das teorias da Compreensão Textual, baseia-se nos pressupostos de Sim-Sim (2007). Este trabalho teve por finalidade a análise de uma experiência pedagógica de feitura de glossários, partindo das premissas de uma sequência de atividade de ensino, baseada nos princípios e modelos formulados por Schneuwly e Dolz (2004), voltada à aplicação de uma pesquisa-ação que oportunizou ao pesquisador o discernimento da autorreflexão sobre as atitudes pedagógicas do docente em prol dos aspectos lexicais de termos e expressões presentes nas salas de aula do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos mostraram que: a apropriação vocabular dos termos e expressões presentes nas salas de aula das disciplinas de Matemática e Geografia do 8º ano, por parte dos alunos, foi considerada oportuna; a competência escrita do gênero verbete foi avaliada de forma muito positiva, em particular com a utilização de textos multimodais em ambiente digital; e o glossário foi confirmado como importante instrumento de apoio didático aos estudantes. |
Abstract: | Language, as a code, provides an interaction between individuals from one or more communities, establishing itself as the main support of culture and intergenerational transmission of knowledge. Teaching a language should consider the local social group’s customs, practices and experiences to build a strong relationship between language, society and culture. It is through the lexicon that the language users can express their ideologies, histories and expectations. When schools give formal education for their students, with focus on vocabulary development, it is common the contact with the dictionary, but, on the other hand, it is noticeable the difficulty in understanding local and specifics terms and their application in different situations. Considering this difficulties, the school plays a fundamental role of favoring, mobilizing and articulating the conditions for the socio-educational development, enabling students to deal efficiently with languages challenges. Being thus duly explained, this research claims to develop the expansion of vocabulary and understanding in the classroom, through the elaboration of a multimodal participative glossaries, one for each participant discipline, with terms and expressions pertaining to mathematical and geography texts of the 8th grade of the Fundamental Education of the Military College of Fortaleza, as a didactic support tool for the students. The main hypothesis of this research is that a multimodal glossary made by the 8th grade students will provide the expansion of the vocabulary framework of expressions in this kind of texts and would be an effective didactic support material. The theoretical study of this final paper is based on: knowledge of the lexicon science scope, Birdman (2001); Krieger (2006); Oliveira e Isquerdo (2001); Antunes (2012) e Aragão (2013); referring to the multimodalities and hypermodernities, considering Halliday´s (1985) contributions to this subject; Demo (2008); Dionisio (2011); Rosado & Bohadana (2007); Rojo (2015); concerning about theories of textual comprehension the study was based on the assumptions of Sim-Sim (2007) and, finally, about textual correction it is based on the studies of Cassany (1993); Serafini (1994) e Ruiz (1998). With regard to the collection and analysis procedure, this study is characterized as if an action research. As a form of pedagogical intervention, which seeks an effective didactic transposition to work in the classroom with systematically organized activities, a Teaching Sequence based on the principles and models framed by Schneuwly and Dolz (2004) will be proposed. The results obtained showed that: the vocabulary appropriation of the terms and expressions present in the classrooms of the subjects of Mathematics and Geography of the 8th year, by the students, was considered opportune; the written competence of the genre entry was evaluated very positively, in particular with the use of multimodal texts in a digital environment; and the glossary was confirmed as an important instrument of didactic support for students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43684 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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