Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Júnior, Elias dos Santos-
dc.contributor.authorPinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
dc.contributor.authorBraz, Ruth Maria Mariani-
dc.date.accessioned2019-07-16T12:45:28Z-
dc.date.available2019-07-16T12:45:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Elias dos Santos; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva; BRAZ, Ruth Maria Mariani. A computação embarcada, a Plataforma Arduíno e a internet das coisas como tecnologia assistiva na construção de mapas táteis para os alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 53-62.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43660-
dc.description.abstractThe senses are the door to learning and in its absence, remaining and residual senses are stimulated aiming at school performance. Laws ensure the rights of students with Visual Disabilities, but schools are disabled in Assistive Technology that help in their inclusion. The research uses computation in solving this educational problem, through a computational model embedded in a tactile and political map of the Southeast that attends to the specificities of these students, united the senses of touch and hearing. The research proved the increase in the quality and the autonomy of these students in the studies of this Region of Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBCpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistiva - escolas para deficientespt_BR
dc.subjectTecnologia Assistiva- Inclusçaipt_BR
dc.subjectTecnologia Assistiva- qualidade do ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia Assistiva- Autonomiapt_BR
dc.titleA computação embarcada, a Plataforma Arduíno e a internet das coisas como tecnologia assistiva na construção de mapas táteis para os alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs sentidos são a porta para a aprendizagem e na sua falta, os sentidos residuais e remanescentes são estimulados visando o desempenho escolar. Leis asseguram os direitos dos Alunos com Deficiência Visual, mas as escolas são deficientes em Tecnologia Assistiva que auxiliam na sua inclusão. A pesquisa utiliza a computação na resolução desse problema educacional, por meio de um modelo computacional embarcado num mapa tátil e político da Região Sudeste que atende as especificidades desses alunos, unindo os sentidos do tato e da audição. A pesquisa comprovou o aumento da qualidade e a autonomia desses alunos nos estudos dessa Região do Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_esssilvajunior.pdf974,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.