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dc.contributor.authorCarvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de-
dc.date.accessioned2019-07-12T13:40:26Z-
dc.date.available2019-07-12T13:40:26Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Um aedo sertanejo: Patativa do Assaré e o mundo do cordel. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo (SP), n. 66, p. 135-157, dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn0104-0863-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43550-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Biblioteca Mário de Andradept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectPatativa, do Assaré, 1909-2002pt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectXilogravurapt_BR
dc.subjectCultura e Linguagempt_BR
dc.subjectCordelistaspt_BR
dc.titleUm aedo sertanejo - Patativa do Assaré e o mundo do cordelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFalar de cordel em Patativa do Assaré, este poeta dito popular, diante de nossa necessidade de rótulos, uma voz que ecoa a tradição, atualizando-a, é por demais reducionista. Cordel é tudo o que Patativa faz, no sentido de ressignificar um conjunto de narrativas, um modo de dizer - e não uma fôrma - uma visão de mundo que vem de tempos imemoriais e se liga a um presente, dando conta dos anseios, sonhos e expectativas dos receptores/fruidores. Parece-me inadequado confundir cordel com folheto. Produto de uma atividade editorial que se estabeleceu, de modo tardio, no Brasil, chegando ao Nordeste no último quartel do século XIX, o folheto de feira, romance, "foiete", arrecife, seria uma das formas de expressão do que se convencionou chamar, muito mais recentemente, de literatura de cordel. Mas a questão não se esgotaria aí. O folheto seria uma das formas de veiculação e de suporte destes relatos, a partir da interiorização dos prelos, de um imaginário que veio na bagagem do colonizador e que aqui se adaptou, ganhando não apenas cor local, mas a contribuição fundamental da cantoria, que trouxe a esta manifestação a agilidade do improviso, a rima e a métrica que fazem da musicalidade estratégia de memorização.[...]pt_BR
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