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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T13:40:26Z | - |
dc.date.available | 2019-07-12T13:40:26Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Um aedo sertanejo: Patativa do Assaré e o mundo do cordel. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo (SP), n. 66, p. 135-157, dez. 2010. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-0863 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43550 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista da Biblioteca Mário de Andrade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Patativa, do Assaré, 1909-2002 | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Xilogravura | pt_BR |
dc.subject | Cultura e Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Cordelistas | pt_BR |
dc.title | Um aedo sertanejo - Patativa do Assaré e o mundo do cordel | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Falar de cordel em Patativa do Assaré, este poeta dito popular, diante de nossa necessidade de rótulos, uma voz que ecoa a tradição, atualizando-a, é por demais reducionista. Cordel é tudo o que Patativa faz, no sentido de ressignificar um conjunto de narrativas, um modo de dizer - e não uma fôrma - uma visão de mundo que vem de tempos imemoriais e se liga a um presente, dando conta dos anseios, sonhos e expectativas dos receptores/fruidores. Parece-me inadequado confundir cordel com folheto. Produto de uma atividade editorial que se estabeleceu, de modo tardio, no Brasil, chegando ao Nordeste no último quartel do século XIX, o folheto de feira, romance, "foiete", arrecife, seria uma das formas de expressão do que se convencionou chamar, muito mais recentemente, de literatura de cordel. Mas a questão não se esgotaria aí. O folheto seria uma das formas de veiculação e de suporte destes relatos, a partir da interiorização dos prelos, de um imaginário que veio na bagagem do colonizador e que aqui se adaptou, ganhando não apenas cor local, mas a contribuição fundamental da cantoria, que trouxe a esta manifestação a agilidade do improviso, a rima e a métrica que fazem da musicalidade estratégia de memorização.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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