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dc.contributor.authorGutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de-
dc.contributor.authorCarvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de-
dc.date.accessioned2019-07-12T13:25:40Z-
dc.date.available2019-07-12T13:25:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. A arte de seduzir: literatura, jornalismo e publicidade. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 41-56.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0725-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43548-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectHistória da Literaturapt_BR
dc.subjectJornalismo e Literaturapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleA arte de seduzir: literatura, jornalismo e publicidadept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbr[...]Com muito esforço e ímpeto de pesquisador podemos olhar para trás e vislumbrarmos um momento em que ainda não existia a codificação jornalística. Caiu sobre o Brasil uma pesada e nefasta interdição de prelos e, conseqüentemente, de impressos, entre o "achamento" ou descobrimento oficial, em 1500 e a abertura dos portos, com a chegada da família imperial, em 1808. Como não existia jornal, as informações corriam ou pela oralidade, mais difusa, sujeita a modificações durante o percurso e próxima da fofoca e a comunicação formal dos editos, das leis e normas, do que a ordem prescrevia. O primeiro jornal, em 1808, deve ter sido um espanto, pela possibilidade de brincar de imprimir. A maquinaria tinha sido adquirida pela Corte para um jornal que circularia em Lisboa. A ameaça napoleônica mudou o curso da História, da embarcação e as máquinas aportaram no Rio de Janeiro. Estavam lançadas as bases de uma imprensa oficial, palaciana e sem possibilidade de críticas, longe da formação de um sentimento de brasilidade, que já dava sinais de vida por essas plagas.[...]pt_BR
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