Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43487
Type: | Dissertação |
Title: | Arte e química: o uso do teatro como ferramenta interdisciplinar para tornar o ensino de química mais atraente aos estudantes da primeira série do ensino médio |
Title in English: | Art and chemistry: the use of theater as an interdisciplinary tool to make chemistry teaching more attractive to first-grade students |
Authors: | Costa, Francisco José da |
Advisor: | Magalhães, Antônio Carlos |
Keywords: | Arte;Química - Estudo e ensino;Teatro;Aprendizagem colaborativa |
Issue Date: | Jun-2019 |
Citation: | COSTA, Francisco José da. Arte e química: o uso do teatro como ferramenta interdisciplinar para tornar o ensino de química mais atraente aos estudantes da primeira série do ensino médio. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | No contexto atual, o Ensino de Química no nível médio tornou-se objeto de estudo de muitos pesquisadores da área educacional, por ser uma disciplina na qual os estudantes apresentam muitas dificuldades de aprendizagem, relacionadas à falta de dinamismo e descontextualização dos conteúdos em sala de aula. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, que utiliza o teatro como metodologia interdisciplinar e colaborativa, promovendo um ensino de Química mais atrativo para os estudantes e uma aprendizagem mais efetiva dos conteúdos deste componente curricular no ensino médio. A pesquisa foi aplicada em uma turma da primeira série de Ensino Médio de uma escola de Educação Profissional da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. A metodologia apresenta uma sequência de ações, tais como, aplicação de questionário inicial para coletar dados de perfil e percepção dos estudantes sobre o ensino de Química, sensibilização e adesão da turma e professores à metodologia proposta, produção e apresentação das peças teatrais pelos alunos, discussão sobre os conceitos abordados nas peças em sala virtual de aprendizagem, aplicação de questionário para identificar a aceitação da metodologia e aprendizagem e avaliação final através de processamento de grupo. Os resultados mostraram que o uso do teatro pode tornar o ensino de Química mais atrativo, contextualizado, dinâmico e flexível, evidenciando-se pela aceitação positiva dos estudantes com relação ao uso do teatro e demonstração de aprendizagem mais efetiva e crítica dos conteúdos abordados durante as discussões dos conceitos apresentados nas peças teatrais. Constatou-se também que, qualitativamente, houve maior entendimento dos conteúdos da disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo, corresponsabilização e aprendizagem colaborativa. |
Abstract: | In the current context, the teaching of Chemistry in high school has become the object of study of many researchers in the educational area, because it is a subject in which students have many learning difficulties, related to the lack of dynamism and decontextualization of contents in the classroom. This work presents a qualitative and exploratory research, of applied category, that uses the theater as interdisciplinary and collaborative methodology promoting a more attractive teaching of Chemistry for the students and a more effective learning of the contents of Chemistry in high school. The research was applied in a class of the first grade of High School in a state school of Professional Education, in the State of Ceará. The methodology included a sequence of actions, such as the application of an initial questionnaire to collect profile data and students' perceptions about the teaching of chemistry, sensitization and adherence of the class and teachers to the proposed methodology, production and presentation of plays by the students, discussion about the concepts taught in the plays in virtual learning room, questionnaire application to identify the acceptance of the methodology and the acquired learning, and final evaluation through group processing. The results showed that using theater in class can make Chemistry teaching more attractive, contextualised, dynamic and flexible, evidenced by the students' positive acceptance of the theater, and more effective and critical learning demonstration of the contents taught during discussions of the concepts presented in the plays. It was also verified that quantitatively and qualitatively there was a greater understanding of the contents of Chemistry and that theater can develop protagonism, co-responsibility and collaborative learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43487 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_pe_fjcosta.pdf | 926,25 kB | Adobe PDF | View/Open | |
2019_dis_fjcosta.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.