Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43396
Type: Capítulo de Livro
Title: Prefácio
Authors: Albuquerque, Luiz Botelho de
Keywords: Formação humana;Cultura e Educação;Experiências de Aprendizagem;Sociologia e Educação;Desenvolvimento Humano
Issue Date: 2013
Publisher: Edições UFC
Citation: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho de. Prefácio. IN: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 19-24.
Abstract in Brazilian Portuguese: As experiências de formação dos humanos têm constituído foco de atenção permanente das inteligências mais diversas. Formar jovens tendo em vista o futuro, reformar adultos para torná-Ios contemporâneo de seu tempo, ou preparar os idosos para as últimas etapas da vida e, eventualmente, para a morte, alimentam discussões que levam a uma melhor compreensão do que são as instituições educativas, os processos e os agentes de formação, o conteúdo, o objeto, o contexto, o significado social e o sentido subjetivo de todo este processo. Aqui neste livro realizamos algo similar: nos reunimos para realizar uma experiência formativa baseada em trocas culturais, esperando seja da melhor qualidade acadêmica e humana. Nós, os mestres-aprendizes, realizamos um elenco de aprendizagens significativas, num contexto onde a busca do saber se faz com base em relações pedagógicas temperadas pela afetividade e pelo cuidado ético-político. Mobilizamos o melhor de nossas experiências docentes-discentes para este encontro dialógico com os saberes que a nossa maturidade e juventude permite. Nos preparamos para a troca de experiências, para aprender juntos no diálogo. Este livro é o relato desta experiência.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43396
ISBN: 978 85 7282 585 6
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_capliv_lbalbuquerque.pdf2,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.