Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43350
Tipo: TCC
Título: Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
Autor(es): Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
Orientador: Maia, Luis Parente
Palavras-chave: Estuário;Meio ambiente;Coreaú;Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2006
Citação: FARIAS, Eduardo Guilherme Gentil de. Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE. 2006. 56 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: As zonas estuarinas são consideradas verdadeiros celeiros para diversas espécies de animais, além de possuírem grande influência no desenvolvimento sócio-econômico. É grande sua importância para as regiões que se encontram em suas adjacências, sendo um importante provedor de alimentos ricos em proteína, diluidor de efluentes domésticos e/ou industriais, áreas de lazer, turismo além de outros diversos usos. Portanto, faz-se imprescindível à adoção de medidas que viabilizem o uso sustentável desse ecossistema. Partindo dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo a caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú, um dos mais importantes estuários do estado do Ceará. Inicialmente foi elaborado um mapa de caracterização ambiental a partir de imagem de satélite, posteriormente em campo foi realizado o levantamento batimétrico, a análise do fluxo de marés e a coleta de dados hidroquímicos. Com o auxílio do software Surfer 8.0 foi calculado o volume do estuário e o prisma de maré, respectivamente 14.750.000 m3 e 7.768.000 m3. As profundidades médias encontradas são em torno de 4 metros e máxima de 15 metros, sendo bem marcada a formação da calha fluvial. Por intermédio do estudo maregráfico, observou-se um atraso médio de 17 minutos para cada 1,5 km navegados para o interior do estuário a partir da desembocadura do rio ao compararmos com a variação prevista para o porto de Luís Correa. Os dados hidroquímicos apresentaram os valores médios seguintes: temperatura de 29 °C, oxigênio dissolvido 5 mg/L , pH 8.8, condutividade 67.63 μs/L, transparência 0.57 m e sólidos totais solúveis 40.91 g/L. O mapeamento permitiu a identificação das principais feições do estuário. A caracterização possibilitou analisar a real situação de um dos maiores estuários do estado do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43350
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_eggfarias.pdf43,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.