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dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.date.accessioned2019-07-02T12:34:10Z-
dc.date.available2019-07-02T12:34:10Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMIRANDA, Luciana Lobo. Reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de psicologia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.139-146.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 631 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43275-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectReflexão sobre o processo de inclusão/exclusãopt_BR
dc.subjectEducação escolar no Brasilpt_BR
dc.subjectInclusão dos alunos com deficiênciapt_BR
dc.titleReflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência no curso de Psicologia da UFCpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrParticipo do ciclo de debates do Projeto UFC Inclui como coordenadora do curso de Psicologia da UFC e professora e supervisara de estágio na área de Psicologia Escolar/Educacional. A partir desses lugares, faço neste artigo uma reflexão introdutória a respeito não apenas do processo de inclusão de alunos com deficiência na UFC, mas também do tortuoso processo de inclusão/ exclusão existente na educação escolar no Brasil. Como ponto de partida, vale ressaltar a iniciativa da atual gestão de inserir na agenda de uma Universidade Pública a discussão a respeito da inclusão dos alunos com deficiência, sobretudo pelo formato escolhido, que compreende não um falar para os alunos com deficiência, ou um falar sobre os alunos com deficiência, mas falar com eles. Em nossa mesa-redonda estiveram presentes alunos com perda visual (tema em questão) para dialogar e propor estratégias para dar condições dignas no cotidiano desta instituição educacional. Desta forma, podemos considerar que um projeto que se pretenda verdadeiramente inclusivo deve sê-Ia em todo o seu processo, destacando-se assim a presença de um campo dialógico, no qual os mais diversos atores, advindos dos mais diferentes espaços institucionais, possam dar a sua contribuição ao assunto. [...]pt_BR
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