Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeitão, Valton Miranda-
dc.date.accessioned2019-07-02T12:33:39Z-
dc.date.available2019-07-02T12:33:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLEITÃO, Valton Miranda. A cegueira do olho que vê: significações das perdas visuais para a constituição da subjetividade. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 117-123.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 631 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43273-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectDomínio da imagempt_BR
dc.subjectO caráter alienado e alienante da organização imagéticapt_BR
dc.subjectFetichismopt_BR
dc.titleA cegueira do olho que vê: significações das perdas visuais para a constituição da subjetividadept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO fato de que atualmente vivemos sob o domínio da imagem no interior da sociocultura mediática, não é novidade, principalmente no mundo ocidental. A problematização desse fato, entretanto, assume dimensão trágica, porque a imagem de que se trata é perversa. O elemento perverso aqui é precisamente o caráter alienado e alienante da organização imagética, que impõe uma perda fundamental de contato do ser humano com sua própria realidade. Não se trata simplesmente da desqualificação do discurso lógico- -argumentativo, na sociedade mediática, mas de uma falsificação que determina, pelo menos tendencialmente, a essência mentirosa do funcionamento social. A falsificação embutida na produção imagética de mercadorias e de seres humanos coisificados é envolvida pela ilusão mágica do fetiche. O fetichismo objetivado da mercadoria fica articulado ao fetichismo mental do olhar, incapaz de ver o outro semelhante, porque o mundo está sob o jugo do espelho. A nova forma de fetichismo conjuga o capitalismo cultural no plano coletivo com as organizações narcisistas de personalidade no plano individual. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:SA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_vmleitao.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.