Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alvez, Carla Barbosa | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Josimário de Paula | - |
dc.contributor.author | Damázio, Mirlene Ferreira Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:09:59Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T15:09:59Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar.Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 27p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 60331 29 1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Surdez | pt_BR |
dc.subject | Ensino Bilíngue - Pedagogia - Surdez | pt_BR |
dc.subject | Surdez - habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas. | pt_BR |
dc.title | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A construção de um caminho pedagógico para o Atendimento Educacional Especializado - AEE para pessoas com surdez, numa perspectiva inclusiva, com base em princípios decorrentes dos novos paradigmas, tem encontrado dificuldades para se efetivar, em virtude de problemas relacionados a decisões político-filosóficas, pedagógicas, metodológicas e de gestão e planejamento da escola brasileira. Nossa intenção é esclarecer que o ato educativo relativo ao contexto da escola para o aluno com surdez, no que diz respeito ao cotidiano pedagógico, precisa ser redirecionado, construindo novas e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas. Propomos considerar a pessoa com surdez, o conhecimento e o objeto de estudo a partir da base conceitual do pensamento pós-moderno, que envolve epistemologicamente a complexidade do fenômeno inter e intra-humano e estabelece uma simbiose entre a educação da consciência e da instrução da inteligência. Apresentamos neste fascículo uma proposta capaz de gerar novos ambientes de aprendizagem, em que o AEE na modalidade complementar ou suplementar a classe comum, tece o ensino mediante uma teoria que leva em conta o conhecimento produzido pelos sujeitos e se estabelece em forma de conexões. O AEE, como um lócus epistemológico da educação inclusiva, constitui esta proposta voltada aos alunos com surdez que visa a preparar para a individualidade e a coletividade, provocando um processo dialógico, de superação da imanência e a busca de mudanças sociais, culturais e filosóficas. Uma ruptura de fronteiras para as infinitas possibilidades humanas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_liv_cbalvez.pdf | 16,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.