Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlvez, Carla Barbosa-
dc.contributor.authorFerreira, Josimário de Paula-
dc.contributor.authorDamázio, Mirlene Ferreira Macedo-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:09:59Z-
dc.date.available2019-06-28T15:09:59Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar.Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 27p.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 60331 29 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43215-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMinistério da Educação; Secretaria de Educação Especialpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE) - Surdezpt_BR
dc.subjectEnsino Bilíngue - Pedagogia - Surdezpt_BR
dc.subjectSurdez - habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas.pt_BR
dc.titleA educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdezpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA construção de um caminho pedagógico para o Atendimento Educacional Especializado - AEE para pessoas com surdez, numa perspectiva inclusiva, com base em princípios decorrentes dos novos paradigmas, tem encontrado dificuldades para se efetivar, em virtude de problemas relacionados a decisões político-filosóficas, pedagógicas, metodológicas e de gestão e planejamento da escola brasileira. Nossa intenção é esclarecer que o ato educativo relativo ao contexto da escola para o aluno com surdez, no que diz respeito ao cotidiano pedagógico, precisa ser redirecionado, construindo novas e infinitas possibilidades que levem este aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas. Propomos considerar a pessoa com surdez, o conhecimento e o objeto de estudo a partir da base conceitual do pensamento pós-moderno, que envolve epistemologicamente a complexidade do fenômeno inter e intra-humano e estabelece uma simbiose entre a educação da consciência e da instrução da inteligência. Apresentamos neste fascículo uma proposta capaz de gerar novos ambientes de aprendizagem, em que o AEE na modalidade complementar ou suplementar a classe comum, tece o ensino mediante uma teoria que leva em conta o conhecimento produzido pelos sujeitos e se estabelece em forma de conexões. O AEE, como um lócus epistemológico da educação inclusiva, constitui esta proposta voltada aos alunos com surdez que visa a preparar para a individualidade e a coletividade, provocando um processo dialógico, de superação da imanência e a busca de mudanças sociais, culturais e filosóficas. Uma ruptura de fronteiras para as infinitas possibilidades humanas.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_liv_cbalvez.pdf16,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.