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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ropoli, Edilene Aparecida | - |
dc.contributor.author | Mantoan, Maria Teresa Eglér | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos | - |
dc.contributor.author | Machado, Rosângela | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:02:25Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T15:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos; MACHADO, Rosângela. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 51p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 60331 29 1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43213 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | A Política Nacional de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - aptidão e capacidades | pt_BR |
dc.subject | A lógica do processo de escolarização | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) | pt_BR |
dc.title | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem resistência ou submissão ao que é selecionado para compor o currículo, resultando na promoção de alguns alunos e na marginalização de outros do processo escolar. A compreensão da educação especial nesta perspectiva está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. Como modalidade que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, essa educação supõe uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente. A educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, sem substituí-los, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares. Nesse contexto, deixa de ser um sistema paralelo de ensino, com níveis e etapas próprias. Sinalizando um novo conceito de educação especial, a Política enseja novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem seu público alvo e garantir o direito à educação a todos. Aponta para a necessidade de se subverter a hegemonia de uma cultura escolar segregadora e para a possibilidade de se reinventar seus princípios e práticas escolares. Este fascículo traz contribuições para o entendimento dessa escola e de sua articulação com a educação especial e seus serviços, especialmente o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Sua intenção é esclarecer o leitor sobre a possibilidade de fazer da sala de aula comum um espaço de todos os alunos, sem exceções. Ele vai tratar da interface entre o direito de todos à educação e o direito à diferença, ou seja, da linha tênue traçada entre ambos e de como esse direito vai perpassando todas as transformações que a escola precisa fazer para se tornar um ambiente educacional inclusivo. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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