Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva |
Autor(es): | Böck, Geisa Letícia Kempfer Rios, Grasiela Maria Silva Campos, Luciane Dias |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência -;Tecnologia Assistiva (TA) - práxis pedagógica;Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Estudantes com deficiência - Tecnologia Assistiva (TA) |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFCE; MC&C |
Citação: | BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; RIOS, Grasiela Maria Silva; CAMPOS, Luciane Dias. O atendimento educacional especializado para o estudante com deficiência física: do estudo de caso à implementação da tecnologia assistiva. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 81-93. |
Resumo: | Iniciando nossa conversa, que com certeza não finaliza neste texto, traremos nosso olhar e contribuições para a problematização no que tange à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência física que frequentam as escolas comuns, em consonância com os pressupostos da educação escolar inclusiva. Nesta empreitada, salientamos a importância do estudo de caso como mola propulsora do trabalho desenvolvido pelo professor do AEE com e para esses estudantes. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada para a práxis pedagógica do professor de AEE, ao oferecer alternativas de serviços e recursos que eliminem as barreiras externas que dificultam a participação autônoma dos estudantes com deficiência física nos desafios educacionais trazidos pela escola. Para que o leitor possa visualizar como ocorre o processo de implementação da TA e algumas dentre as possíveis alternativas de recursos e estratégias, selecionamos recortes de casos reais do cotidiano escolar que ilustram este trabalho de forma articulada à rede interdisciplinar de parceiros estabelecida para otimizar as possibilidades de desenvolvimento do estudante no contexto escolar. O AEE vem ao encontro da atual configuração da Educação Especial, respaldada legalmente como não substitutiva ao ensino comum. É entendido como uma das condições para promover a plena participação do estudante público-alvo da Educação Especial, ofertando aquilo que é específico à sua necessidade educacional. Esse atendimento existe para que o estudante possa aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e necessário para auxiliá-lo a romper as barreiras externas impeditivas de estar, participar, acessar espaços e conhecimentos. Propõe, assim, uma intervenção educacional que não se confunde com escolarização, reforço escolar ou atendimento clínico-terapêutico. A oferta do AEE para o estudante com deficiência física demanda do professor a viabilização de um trabalho pautado no conhecimento do sujeito, considerando suas necessidades e habilidades, bem como as tarefas a serem por ele desempenhadas no cotidiano escolar. A instrumentalização do professor do AEE para a organização e realização desse trabalho perpassa também pela aquisição de saberes pertinentes aos diversos diagnósticos referentes à defi ciência física, bem como as diferentes características e manifestações. Nesse sentido, torna-se relevante conhecermos sua conceituação. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43205 |
ISBN: | 978 85 67589 49 7 |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_glkbock.pdf | 151,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.