Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueiredo, Rita Vieira de | - |
dc.contributor.author | Poulin, Jean-Robert | - |
dc.contributor.author | Araruna, Maria Rejane | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T11:39:41Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T11:39:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 67589 49 7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFCE; MC&C | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Salas de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência | pt_BR |
dc.title | Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_rvfigueiredo.pdf | 515 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.