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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Taís Haney Araújo-
dc.date.accessioned2019-06-28T11:22:58Z-
dc.date.available2019-06-28T11:22:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFERREIRA, Taís Haney Araújo. As ideologias percorrem as trajetórias: memórias de professores de história do Cariri Cearense. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43198-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalise de memórias de professores de Histporiapt_BR
dc.subjectConvívios de professores de Históriapt_BR
dc.subjectPesquisa - professores de História - Região do Cariript_BR
dc.titleAs ideologias percorrem as trajetórias: memórias de professores de história do Cariri Cearensept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho consiste na apresentação da pesquisa intitulada “Outros Convívios com a História: Memórias de Professores de História do Cariri”, que recolhe e analisa memórias de professores cujas trajetórias estão ligadas a outros “convívios” inerentes ao professor de história, sendo analisadas experiências de professores que são ou estiveram ligados a movimentos populares e reivindicações de cunho social, entre elas: À valorização do patrimônio histórico material, imaterial e natural; pelo direito a memória social; pela valorização e reconhecimento da história, cultura e práticas afrodescendentes, e/ou professores que utilizam a sala de aula como espaço de intervenção de práticas direcionadas às causas citadas. Nos limites deste artigo, recortamos as memórias de quatro professores de história que se caracterizaram de forma mais específica às ações em defesa da história, memória e cultura afrodescendente Foram selecionados professores que residem e atuam nas cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, localizadas na mesoregião Cariri, sul do estado do Ceará, que agem em defesa da memória e cultura afrobrasileira e que, através de sua atuação, demonstram empoderamento sociopolítico. Apropriação que habita as experiências vivenciadas pelos docentes na busca pela melhoria social e na defesa do grupo ao qual se identificam, representam e defendem. Locando-se como ser político e social, na tomada de posição e na ação crítica e reivindicativa e que fazem parte também da formação do professor de história. [...]pt_BR
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