Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luana Cruz de-
dc.contributor.authorMaciel, Jonathas-
dc.contributor.authorVieira, Hermany Rosa-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:57:03Z-
dc.date.available2019-06-26T18:57:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luana Cruz de; MACIEL, Jonathas; VIEIRA, Hermany Rosa. League Of Legends: aprendizagem cooperativa em um ambiente competitivo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43162-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcooperação e competiçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleLeague Of Legends: aprendizagem cooperativa em um ambiente competitivopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrLeague of Legends é um jogo MOBA (multiplayer online battle arena) online, onde em que 10 jogadores (5 de cada lado) participam de uma mesma arena de batalha simultaneamente através da internet. São formados grupos de 5 participantes em cada time e é possível perceber o nível de competitividade que o jogo proporciona, sendo seu objetivo principal destruir a base da equipe adversária (nexus). O objetivo deste artigo é avaliar e comparar o uso de aspectos da metodologia da aprendizagem cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson usado no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) e as atividades propostas pelo jogo em que as equipes se utilizam de atividades semelhantes às propostas pelos cinco pilares da aprendizagem cooperativa (interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo). Será um estudo comparativo, analítico pois irá comparar o desenvolvimento de uma equipe específica que participou dos torneios nacionais em 2013 e 2014 competindo no referido game. É possível concluir que as atividades desenvolvidas pela equipe apresentam ações semelhantes às usadas pela metodologia da Aprendizagem Cooperativa mesmo que seus participantes desconheçam tais teorias. Os resultados apontam para a necessidade de se perceber a importância da cooperação à semelhança das propostas da metodologia da aprendizagem cooperativa em que meta coletiva, ações responsáveis, avaliação, dentre outras, são necessárias em todos os aspectos das relações humanas.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lcoliveira.pdf48,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.